Por bferreira

Rio - As agências reguladoras vem atraindo cada vez mais candidatos. Além do salário atrativo, esses órgãos costumam publicar editais regularmente.

A primeira dica, para quem deseja ingressar nesse nicho, é estudar temas que percorrem a discussão em torno das agências reguladoras. Assuntos como juridicidade em criar normas em um possível apoderamento da competência legislativa, a extensão de seu poder de polícia, se podem fazer busca e apreensão de documentos e produtos, além de outros dilemas típicos destas instituições são fundamentais.

Também é ideal mesclar teoria e exercícios sempre e estudar todas as disciplinas. Quando terminar uma questão, refaça. Leia abaixo como se preparar para a prova.

Por Cláudia Jones

PERGUNTA E RESPOSTA

“Estou começando a estudar agora e gostaria de saber como posso organizar os estudos para os concursos de todas agência reguladoras, pois o primeiro e último que fiz foi para a Anatel e gostei muito. É possível estudar para essa área?”

Angela, Osvaldo Cruz

Angela, uma gama de estudantes está focada em concursos de agências reguladoras. Se você observar, quase todos os anos, temos concursos para este nicho. As remunerações, geralmente, são agradáveis aos olhos dos candidatos.

Você deve estudar temas que percorrem a discussão em torno das agências reguladoras. Por exemplo, a sua juridicidade em criar normas em um possível apoderamento da competência legislativa, a extensão de seu poder de polícia, se podem fazer busca e apreensão de documentos e produtos, além de outras dilemas típicos destas instituições.

Em um terceiro momento, é fundamental ter conhecimento da lei que cria cada agência reguladora. Por último, você deve ter contato mais profundo com a legislação de cada uma delas e do seu campo regulatório.

Existem disciplinas comuns nas agências como Direito Constitucional, Direito Administrativo e Português. Mas é sempre bom lembrar que a chave para o estudo das agências reside na sua lei de criação e na sua legislação própria, ou seja, no conjunto de normas que regram sua atividade.

Tradicionalmente, a banca que organiza os concursos das agências é o CESPE/UNB. Assim, já fica mais fácil para o candidato seguir o mesmo raciocínio, pois cada banca tem sua linha. Com isso, você já economiza sem ficar indo de banca em banca e focando em apenas uma.

Não se esqueça de mesclar teoria e exercícios sempre e estudar todas as disciplinas. Estudou um tópico novo, treine questões dele. Assim, nada de estudar primeiro uma, depois outra e quando terminar uma outra.

Por último, recomendo que é de suma importância ter contato, o tempo todo, com todas as matérias que estarão no concurso.

Bons estudos!

Cláudia Jones é jornalista do site Questões de Concursos

Você pode gostar