Por bferreira

Rio - A falta de equilíbrio do seu chefe deixa a equipe de trabalho muito desmotivada e improdutiva no cotidiano da empresa? Saiba que você não está só nesta situação! As pesquisas mostram que 70% dos funcionários afirmam que seus chefes imediatos são os principais responsáveis por gerar estresse no dia a dia.

Os conflitos são provocados, nestes casos, por gestores que não foram promovidos, mas sem ter passado por treinamento para liderar, não suportando pressão por resultados e não gerenciando situações críticas no ambiente de trabalho.

Os bons gestores, quando são treinados para o cargo, conseguem gerenciar os conflitos de suas equipes, planejando e coordenando as tarefas, além de filtrar as cobranças que vêm de cima.

PERGUNTA E RESPOSTA

“Tenho um chefe muito difícil de lidar. Só fala com a gente aos berros. Gosto dele, o considero competente, mas não tenho intimidade para me dirigir a ele e falar que esse jeito a equipe fica magoada com esse procedimento. Sempre nos passa sensação que somos incompetentes e só ele sabe das coisas. Fico na dúvida se continuo engolindo os sapos ou parto para outro emprego, com chefia diferente, mesmo que para isso tenha que abrir mão de parte de meu salário”.

Thiago, Centro

Olá, Thiago! Você faz parte de uma grande legião de funcionários que lidam com os chefes que não foram treinados para exercer a função e que não conseguem manter o equilíbrio diante das contínuas mudanças no mercado acompanhadas por pressão por resultados.

Somente os bons gestores conseguem gerenciar os conflitos de suas equipes, planejando e coordenando as tarefas, além de filtrar as pesadas cobranças que eles recebem de seus superiores e precisam repassar para seus subordinados.

Algumas vezes, os funcionários que chegam ao cargo de chefia são promovidos sem treinamento e sem as competências necessárias. Desta forma, eles ficam confusos com o volume de cobranças e acabam transferindo a desordem para suas equipes.

A confusão é comprovada quando os chefes criticam o seu time: falar mal da própria equipe é atestar a própria inabilidade. Profissionais que lidam com este tipo de gestor acabam pedindo demissão do seu chefe, não da empresa.

O funcionário pressionado, assim, está dando um “basta” ao assédio moral e às situações onde têm poucas chances de crescimento. Mas se você estiver em uma boa empresa, antes de pedir demissão, o conselho que eu dou para você é que converse antes com a área de Recursos Humanos da companhia para investigar a possibilidade de mudar de setor.

A conversa precisa ser muito bem conduzida para não provocar problemas. É importante manter a paciência até que a situação se defina na atual empresa.

Você pode gostar