Por bferreira

Rio - Criticada por consumidores pela maquiagem de preços em anos anteriores, a nova edição brasileira da Black Friday, que acontece no dia 28 de novembro, terá um selo para lojistas que se comprometerem com descontos efetivos em seus produtos. Nos anos anteriores, varejistas foram acusados de dar falsos descontos ou usar artifícios para a oferta parecer maior, como aumentar os preços de produtos poucos antes do dia do saldão.

No ano passado%2C o valor médio de gasto no Black Friday foi de R%24 437Reprodução

Neste ano, o Busca Descontos, site que promove o evento, concederá uma certificação para os lojistas que assinarem o código de ética criado para as redes que aderiram à data. Pelo regulamento, o e-commerce se compromete a dar informações claras aos consumidores sobre ofertas e a não embutir parte do desconto em outros serviços, como o frete.

OFERTA ANTECIPADA

Quem está afoito para aproveitar as promoções pode começar a buscar produtos. Há sites que anteciparam ofertas e outros em que é possível se cadastrar para receber os descontos com antecedência.

No Walmart e no Extra, é preciso fazer cadastro para receber as ofertas que valerão na sexta-feira, dia 28. No segmento de moda, a Renner e a Marisa também oferecem o cadastro.

Na Marisa, já há peças em ofertas, no aquecimento para o evento. Na Leader, que vende eletrônicos, peças para casa e vestuário, a Black Friday foi antecipada e ofertas com até 80% de desconto já estão no ar para produtos selecionados.

Na Netshoes, rede de artigos esportivos, foi criado o “Black November”, com descontos durante todo o mês de novembro de até 50%.

Promovida desde 2010, a proposta da Black Friday é promover um dia de saldão nos principais e-commerces do país. O evento se originou nos Estados Unidos, onde varejistas liquidam seus estoques anualmente, sempre após o Dia de Ações de Graças, um dos feriados mais importantes no país.

Neste ano, já estão confirmadas varejistas como a Americanas.com e o Mercado Livre. Apesar de o evento ser focado no mercado de eletrônicos, empresas de outros segmentos aderiram ao saldão. A Natura, por exemplo, também terá ofertas específicas.

Você pode gostar