Rio - Com a alta do nível de inadimplência, os consumidores devem aproveitar as oportunidades oferecidas para negociar, caso tenham dívidas. O varejo está de olho nas vendas de fim de ano e, assim, tem todo interesse em fazer os clientes acertarem seus débitos para ficar com o nome limpo e poder voltar a comprar.
Nesse movimento de negociação de dívidas, os descontos são excelentes para o consumidor. Com as campanhas que estão na praça, você pode ter um abatimento de até 90% do montante da dívida. É uma grande oportunidade para poder ficar com seu nome limpo novamente.
O consumidor precisa aproveitar para ajustar a situação. E o mais importante, começar o próximo ano com maior tranquilidade e sem dívidas pendentes.
Por Marco Quintarelli
PERGUNTA E RESPOSTA
“Estou inadimplente com algumas empresas de produtos que comprei e com dívida de empréstimo bancário e, agora que consegui um trabalho temporário, quero limpar meu nome no mercado para entrar 2015 mais tranquilo. Tenho ouvido falar em campanhas de negociação de dívidas.Isso é real ? Será que consigo bom desconto? O que você me aconselha?”
Luiz Ernesto, Tijuca
Devido ao aumento da inadimplência neste segundo semestre de 2014, desde o fim de outubro até hoje vários estados estão com campanhas de renegociação de dívidas para facilitar a vida de quem está devendo e o comércio que precisa receber.
Hoje inclusive termina o Feirão On Line do Serasa para aqueles que têm dívidas pendentes com as empresas que constam na base de dados do serviço de proteção ao crédito. Hoje ainda você pode se cadastrar para quitar os débitos.Tudo é feio on line de maneira segura e sigilosa. É só entrar no site e seguir o passo a passo.
Mas antes de partir para a negociação, faça uma relação detalhada de seus proventos e suas despesas periódicas necessárias. Alimentação, aluguel, água, luz, alguma dívida ou prestação já assumida. Isto é, aquilo que você não pode deixar de pagar. O que sobrar é o que vai dispor para renegociar dívidas.
Neste movimento de negociação de dívidas os descontos são excelentes. Você pode ter um abatimento de até 90% do montante que você deve. Uma grande oportunidade para voltar a ter seu nome limpo. Naquelas empresas que não estão no banco de dados do Serasa ou nas que consta seu nome no SPC, pode procurá-las e fazer a sua contra-proposta.
O mercado está disposto a tê-lo como consumidor novamente, principalmente neste fim de ano e bem próximo ao Natal. Logo, a maioria deles estará disposto a negociar a melhor forma de receber seu débito, seja total ou parcialmente.
Aproveite que você está se estabilizando economicamente e ajuste a sua situação. Pode ter a certeza que o próximo ano começará com maior tranquilidade para você.
Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos