Por bferreira

Rio - Para estimular a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho acontece, na próxima segunda-feira, o evento Rio + Inclusivo. A feira de emprego ocorrerá das 9h às 17h, no Centro Politécnico do Senac RJ, no Riachuelo, na Zona Norte. Serão oferecidas 1,2 mil vagas de emprego. A entrada é franca e haverá transporte gratuito das 8h30 às 16h30 do evento à estação de metrô de São Cristóvão. O centro fica na Rua Paes de Andrade 25, no bairro do Riachuelo, na Zona Norte do Rio.

Nos últimos cinco anos%2C 2.500 trabalhadores que sofreram acidentes foram reabilitados em cursos do INSS e voltaram ao mercado Divulgação

O participante poderá concorrer ainda a uma das 200 vagas de cursos de capacitação profissional que oferecidas pelo Senac RJ e que promove o feirão juntamente com a Superintendência Regional do Trabalho do Estado do Rio (SRTE/RJ) e a Gerência-Executiva Centro do INSS do Rio. Os organizadores esperam um público superior a duas mil pessoas.

“Nós buscamos conscientizar as empresas para o cumprimento da Lei de Cotas e sensibilizar, principalmente, os setores de recursos humanos para acabar com possíveis estereótipos ou preconceitos”, afirma o superintendente regional do Trabalho e Emprego no Rio, Antônio Albuquerque.

A ação terá a participação de 42 grandes empresas e pretende também inserir reabilitados pelo INSS no mercado de trabalho. “Esperamos receber um bom público e preencher as 1,2 mil vagas no Rio + Inclusivo. Será o maior evento de inclusão social promovido no estado”, explica o gerente-executivo da Gerência Centro do INSS, Flávio Souza.

GRANDES EMPRESAS

Grandes marcas estarão presentes no evento e vão oferecer vagas de emprego na feira de oportunidades. Entre elas, Ambev, Shell, Coca-Cola, Contax, Frescatto, SulAmérica, P&G, Unimed Rio, Oi e TIM, RedeDor, Victor Hugo, Supermercado Mundial, Drogaria Pacheco, PUC-Rio, Angels Vigilância, Concremat, P&G e Ipiranga.

A iniciativa conta também com o apoio da Fecomércio RJ, Secretaria Estadual de Trabalho e Renda (Setrab), Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), além do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Cursos com 200 vagas

Durante a feira, o Senac RJ vai oferecer 200 vagas gratuitas de capacitação profissional nos cursos de estoque e armazenagem e de rotinas de escritório, dentro do programa Sem Limite.

“O Rio + Inclusivo é mais uma oportunidade de promover a inclusão destas pessoas no mercado de trabalho. Por isso, abrimos as portas para esta iniciativa”, afirma a gerente de Responsabilidade Social do Senac RJ, Ana Paula Nunes.

Durante o evento serão oferecidos serviços como emissão de carteira de trabalho e palestras ministradas sobre temas de interesse dos participantes, como benefícios previdenciários e orientações para participação em entrevistas e dinâmicas de grupo, com tradução simultânea em Libras.

Na segunda-feira também será o lançado no Rio pelo Ministério do Trabalho e Emprego a “Carteira de Trabalho Digital”. Serviço que permite a emissão do documento informatizado com mais rapidez, segurança e praticidade. Com a novidade, a pessoa conseguirá receber o documento até no mesmo dia.

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, que estará na abertura do Rio Mais Inclusivo, também fará o lançamento da carteira de trabalho digital, às 15h, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, no Centro do Rio.

Você pode gostar