Por bferreira

Rio - Com a proximidade da prova da Polícia Civil, a hora é de intensificar os estudos. Faltando apenas 19 dias para a seleção, que vai ocorrer no dia 7 de dezembro, especialistas do setor informam que é importante priorizar as matérias relacionadas ao Direito Penal e Processual Penal, sem se esquecer, evidente, de Língua Portuguesa, que acaba sendo um diferencial na pontuação e classificação final do exame.

Segundo Luís Alberto, professor do Universo do Concurso, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) é uma banca bastante legalista que trabalha com a “letra de lei”.

“É mais provável que as questões sejam formuladas com base em texto expresso de lei. O candidato deve estar atento à parte final das questões com assertivas verdadeiras e falsas, pois é comum o examinador pedir a marcação do item incorreto, muito embora leve a pessoa ao erro com um item que contenha todas as assertivas verdadeiras”, orienta Alberto.

Sobre o ritmo de estudo na reta final, o professor de Direito do curso Progressão Autêntico, Renato Barroso, diz que o candidato deve manter uma leitura diária. “Pelo menos cinco horas por dia”, comenta. Sobre como agir na véspera da prova, Barroso cita sua própria experiência. “Quando passei para a Polícia Civil, na semana da prova, inclusive na véspera, fiz uma revisão no caderno com os principais pontos”, aconselha.

Delegado de Polícia e professor do Universo do Concurso, Aloysio Falcão orienta a focar os estudos na parte de crimes contra a administração pública e a legislação penal especial no âmbito do Direito Penal. “Com relação à Processo Penal, o candidato deve focar na parte que diz respeito à perícia, bem como na Lei de Prisão Temporária”.

A enfermeira Renata Martins, 36 anos, diz que nas semanas que antecedem a prova tem estudado pelos resumos das disciplinas aprendidas. “Associada à resolução de questões de provas ”, completa.

Você pode gostar