Por bferreira

Rio - Nem só de consumismo vive a Black Friday. Instituições de ensino também oferecem descontos de até 50% aproveitando a onda do evento que acontece amanhã. Mas no lugar de levar um produto para casa, o consumidor adquire conhecimento por meio de capacitação. A ideia é defendida pelo projeto Green Friday, criado em 2013 pelo site Agenda Sustentabilidade.

De acordo com um dos sócios do movimento, Rafael Art, “a ideia nasceu do descontentamento com a forma que o consumo exagerado e desnecessário é incentivado no fim de ano”.

Em 2013 foram oferecidos descontos em 59 cursos de seis instituições de ensino, inclusive no Rio. Na edição deste ano, a previsão é dobrar o número de cursos, atingir um público maior e movimentar cerca de R$ 230 mil. Entretanto, a divulgação dos participantes só será feita no sitewww.greenfriday.com.br.

Outra instituição que segue a mesma ideia é a Dsop. A empresa oferece cursos de educação financeira a distância por R$ 79,50 até 19h de amanhã. O valor normal é de R$ 159, ou seja, um desconto de 50%.

PÓS-GRADUAÇÃO

Para a pós-graduação em educação financeira, também a distância, a Dsop tem abatimento de 10%. Os interessados devem fazer a inscrição pelo e-mail cursos@dsop.com.br.

Quem está se preparando para o vestibular também tem desconto. O Descomplica, sala de aula online com mais de sete mil vídeo-aulas pré-gravadas de conteúdos para o Enem, vestibulares e Ensino Médio, oferece um mês de acesso por R$ 1.

Com esse valor, é possível assistir às aulas ao vivo diariamente, participar de monitorias e ter a redação corrigida. O cadastro é feito emwww.descomplica.com.br.

Preferência por eletrônicos

Os eletrônicos lideram a intenção de compras na Black Friday, com 49%, segundo levantamento feito pela empresa de pesquisa online MeSeems. Em segundo lugar ficaram os celulares e roupas, com 36% cada um. Calçados têm 30% de preferência, eletrodomésticos (29%) e computadores/notebooks (26%).

A pesquisa mostra ainda que 66% dos entrevistados que conhecem o Black Friday vão comprar algum produto na data.

De 4.626 pessoas entrevistadas, 92% sabem o que é a Black Friday e apenas 8% desconhecem o evento. Dos que conhecem, 66% pretendem comprar na data e deste total, 71% se dizem influenciados a gastar em razão dos descontos oferecidos no festival de ofertas.

Você pode gostar