Por adriano.araujo, adriano.araujo
Rio - A administração do tempo de estudo é importante e individual. Se faz necessário trabalhar a quantidade de horas que seja agradável de acordo com cada candidato.
É preciso aprender a montar uma grade de horários para ajudar a otimizar ao máximo cada minuto. Outra ferramenta que dá resultado é criar metas possíveis de serem cumpridas. Ou seja, o candidato deve aumentar o volume de horas aos poucos, como se fosse uma preparação de atleta.
Publicidade
Para passar longe dos atrasos e da falta de organização, uma boa dica também é usar uma agenda. Este exercício ajudará a identificar as tarefas diárias que devem ser feitas. Dessa forma, o candidato terá a oportunidade de se programar para o próximo passo, dia a dia. Veja mais dicas abaixo.
PERGUNTA E RESPOSTA
Publicidade
Por Cláudia Jones
“Gostaria de saber quanto tempo por dia devo dedicar aos estudos e como administrar os horários, pois estou começando a me preparar para concursos?” Moisés, por e-mail
Publicidade
Moisés, o tempo de estudo deve ser personalizado. Cada candidato fará sua programação, de acordo com o tempo disponível. É importante que o período destinado ao estudo seja possível de ser cumprido. O candidato deve ser honesto com ele mesmo e com sua capacidade de concentração.
O fundamental é o aluno criar o hábito de estudos. Ele deve se acostumar a estudar diariamente. No início é doloroso e cansativo, dessa forma não é aconselhável iniciar o planejamento com muitas horas por dia, pois provavelmente não vai cumprir a programação feita.
Publicidade
O ideal é criar metas que são possíveis de ser executadas. Dessa forma o candidato terá revigorado a sua autoestima a cada objetivo alcançado. Quando o tempo de estudo programado ficar menos doloroso e mais fácil de ser cumprido, o candidato deve criar nova meta, de preferência não muito distante, para ser cumprida.
A administração do tempo é importante e individual. Há pessoas, por exemplo, que falam em seis, oito horas diárias, mas há quem não suporte essa carga. É importante trabalhar a quantidade de horas que seja agradável para cada um dos candidatos.
Publicidade
Uma pessoa que, por exemplo, é procedente de um colégio militar possui condicionamento para estudar dez horas por dia, o que é diferente de uma pessoa que é dona de casa e decidiu estudar depois de 20 anos sem frequentar aulas. É preciso também aprender a montar uma grade de horários, evitando o que ocorre com a pessoa que deixa de fazer tudo para estudar, como ginástica ou andar na praia. Isso é péssimo.
É possível administrar os horários, cumprir com as obrigações diárias, como trabalho e lazer, e, ao mesmo tempo, ter rendimento maior do que se estivesse focado só no estudo.
Publicidade
Bons estudos!
Cláudia Jones é jornalista do site Questões de Concursos
Publicidade