Por bferreira

Rio - Os mais de 32 milhões de aposentados, pensionistas e segurados que recebem algum tipo de benefício do INSS em todo o país — no Estado do Rio são 2,8 milhões — podem programar gastos e organizar os orçamentos para o próximo ano. A Previdência Social divulgou ontem o calendário com todas as datas de pagamento de aposentadorias, pensões e auxílios que serão creditados ao longo de 2015. Conforme o INSS, em janeiro de 2015, a folha começa a ser paga a partir do dia 26 e termina em 6 de fevereiro do próximo ano (confira as datas abaixo).

Veja o calendárioArte%3A O Dia

A certeza de quando o benefício será liberado pelo INSS é um fator importante e que tranquiliza os segurados do INSS. A aposentada Zuleide Azevedo, 76 anos, aproveita a divulgação das datas para organizar o orçamento doméstico.

“É importante saber exatamente o dia em que recebo, pois assim consigo me organizar para poder comprar determinado produto ou saber se devo esperar um pouco mais para gastar o dinheiro. Eu sempre vejo o calendário quando ele é divulgado pela Previdência”, diz a moradora do Bairro de Fátima, aposentada há 16 anos.

Como em anos anteriores, o pagamento de 2015 segue o mecanismo que considera os últimos dias úteis do mesmo mês para começar a liberação dos benefícios de quem recebe até um salário mínimo (R$ 724).
Para os segurados que ganham acima do piso nacional, os créditos são feitos a partir do primeiro dia útil do mês subsequente. Quando a data de pagamento coincide com feriados, o depósito do benefício é transferido para o dia útil seguinte.

Os segurados também podem consultar as datas no site previdencia.gov.br. Para saber o dia de pagamento, os beneficiários devem observar o último número do cartão de benefício, excluindo o dígito final.

Nos próximos dias, a Previdência vai distribuir o calendário com os prazos de pagamento nas mais de 1.500 agências espalhadas pelo país. Os impressos também estarão à disposição dos segurados em toda a rede bancária que paga os benefícios do INSS.

De acordo com o ministério, foram confeccionados 55 mil cartazes de divulgação e um milhão de calendários de bolso que serão distribuídos em todo o país.

Você pode gostar