Segundo ele, o futuro empreendedor precisa achar quais são os pontos de destaque. “Minha dica é pesquisar a demanda primeiro e depois criar um plano de negócios com muita cautela”, orienta. O setor apresentou um crescimento lento em 2014, embora o rendimento tenha subido acima da média, de 3% ao mês. Para o economista da Fecomércio-RJ, Christian Travassos, o cenário tem grandes chances de ser revertido no próximo ano. “Esperamos uma alta significativa principalmente para o segundo semestre. Indico os últimos seis meses de 2015 como o possível melhor momento do ano”, explica.
O segmento de serviços, como bares, restaurantes e hotéis, também não fica atrás. A estimativa positiva do setor é, principalmente, em razão do crescimento do número de turistas durante as Olimpíadas com capacidade de consumo mais alta do que os que vieram para a Copa do Mundo. “O principal é saber exatamente o local certo para se empreender. O ideal é próximo de pontos turísticos”, recomenda Darcílio Junqueira, superintendente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio (SindRio).
Palavra de quem vive
Segundo ela, outro acerto no negócio é não ter medo de errar. “Iniciei minha loja em outro segmento em 1996, mas não deu certo. Eu não podia desistir e encontrei um setor rentável.” Já para a sócia da loja de acessórios Filomena, Rita Mascarenhas, o importante no comércio é encontrar o local de acordo com o seu público: “Não adianta ter uma loja maravilhosa se não está alinhada com as pessoas que passam por lá”.
Manter a motivação é importante - 5 minutos com Flávio Augusto, empreendedor
— Deve-se estudar o mercado e se preparar. Saber o que você tem para oferecer ao seu negócio e o que você precisa buscar fora. Por exemplo, muita gente é bom vendedor, mas péssimo em finanças, ou vice-versa. Nesses casos, pode-se buscar um sócio, alguém que some.
— O empreendedor de sucesso normalmente é um visionário, alguém que enxergou uma oportunidade de negócio onde ou quando poucos ou ninguém a via. Não basta identificar a oportunidade, é preciso ter coragem de colocá-la em prática. Tirar dinheiro do bolso não é fácil.
— Dinheiro nunca pode ser o objetivo, ele é consequência. E para ele chegar, adivinha só o que você precisa? Isso mesmo, determinação!