Por thiago.antunes
Rio - A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) do Estado do Rio abre nesta terça-feira inscrições para 68 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional. Há, ainda, cerca de 22 mil oportunidades em atividades artístico-culturais e físico-esportivas.
Esta é a primeira rodada do programa profissionalizante do ano. A iniciativa oferece mais de 130 opções de cursos diferenciados, como conversação em línguas estrangeiras, costureiro, cozinheiro, depilador, desenhista de produtos gráficos para web, editor de vídeo, eletricistas de automóveis e industrial, entre outros. Os interessados têm até o dia 25 deste mês para se inscrever no site (www.faetec.rj.gov.br), no link “Inscrições para os cursos FIC de Qualificação Profissional”. Eles poderão escolher até dois cursos diferentes por CPF, sendo que uma das opções deverá ser informática ou idiomas.
Publicidade
Os candidatos serão escolhidos por meio de sorteio, que ocorre no dia 27, quando sai o resultado. A matrícula deve ser feita entre os dias 28 a 31 de janeiro. E, se houver vagas ociosas, as novas matrículas vão de 2 a 5 de fevereiro. O começo das aulas está previsto para o dia 2 de março nas 49 unidades dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), vinculados à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.
Entre os cursos oferecidos nos CVTs estão os de serralheiro de alumínio nível 1 e de materiais ferrososDivulgação

Para se candidatar é necessário ter o Ensino Fundamental completo e, conforme o curso, a idade mínima entre 14 e 18 anos. Os cursos têm duração de 10 a 20 semanas, exceto o de Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade, que ocorre em um mês.

“Nos próximos quatro anos vamos estabelecer novas metas, diretrizes e ampliar o serviço de Ensino Técnico e Profissionalizante. O objetivo é ampliar a quantidade de oferta de cursos, com a criação de novos, e aumentar o número de vagas e unidades”, afirma o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca.
Publicidade
Inauguradas no ano passado, sete unidades dos centros se unem à rede, ampliando o leque de oportunidades para os interessados. Como o CVT de Valença, localizado na Região Centro-Sul Fluminense, com mais de 900 vagas em cursos de Língua Inglesa, Encanador Instalador Predial e Operador de Computador.
Mais de duas mil oportunidades
Publicidade
Para quem procura uma oferta de emprego, a semana começa com mais de duas mil oportunidades para vários níveis de escolaridade e atividades profissionais no Rio.
A Ambev abriu 175 vagas para cargos como supervisores dos setores de produção, processo, manutenção, para candidatos com Ensino Superior completo. Também há chances para técnicos na área elétrica, de manutenção e química com, no mínimo, 600 horas de formação técnica; e para operadores e técnicos fabris, com 2º grau completo ou 2º Grau Técnico. Os interessados podem acessar o site da companhia www.ambev.com.br, na seção ‘Trabalhe Conosco’ para fazer o cadastro e conferir número de vagas, pré-requisitos e demais informações sobre a seleção.
Publicidade
Já a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE) está com 1.545 vagas para os ensinos Fundamental e Médio, além de mais 581 oportunidades para pessoas com deficiência. Para se candidatar basta levar identidade, CPF, carteira de trabalho e PIS a um dos Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR). O currículo também pode ser enviado com a vaga desejada no assunto para smte.selecao@gmail.com ou smteboasvagas@gmail.com.
CPETR: Rua Camaragibe 25, Tijuca; Estrada do Guerenguê 1.630, Jacarepaguá; Rua Barcelos Domingos 162, Campo Grande; Estrada do Dendê 2.080, Ilha do Governador; Rua Vinte e Quatro de Maio 931, Méier; Rua da América 81, Gamboa; Av. Presidente Vargas 1997, Centro (destinada às pessoas com deficiência).
Publicidade