Rio - A alegria contagiou os participantes do desfile do Bloco dos Aposentados da Faaperj na abertura do Carnaval do Rio na sexta-feira. Mas apesar da irreverência e da descontração características dos dias de folia, segurados do INSS não deixaram a luta por suas reivindicações de lado durante os festejos de Momo. O tema deste ano do bloco foi a defesa do Estatuto do Idoso e da Previdência Social.
A cobrança por melhores condições de vida e respeito aos direitos dos idosos estavam estampados em cartazes que velhinhos e velhinhas levaram para avenida este ano. Entre os principais pontos da campanha de 2015 está a aprovação do PL 4.434, que garante a recomposição do valor das aposentadorias do INSS em salários mínimos à época da concessão.
Também estão na ordem do dia a recuperação das perdas acumuladas; o fim das desonerações, desvios e perdas de arrecadação da Previdência; reajustes anuais para todos com o mesmo índice concedido ao salário mínimo. A concentração dos foliões ocorreu no Buraco do Lume e o bloco seguiu pela Avenida Graça Aranha, passou pelas ruas Santa Luzia e cortou caminho pela Pedro Lessa, passando em frente à sede do INSS no Rio. A letra do samba também dava o alerta: “Alô autoridades, respeitem a terceira idade”.
Temas polêmicos como a desaposentação, que ain<CW-15>da aguarda julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), também foram lembrados durante o desfile. Como a letra do samba bem diz — “Depois de tanto trabalhar, resolvi me aposentar. Mas a grana ficou curta, eu tive que me virar” — muitos segurados esperam a decisão que permita ao aposentado que continua no mercado com carteira assinada troque o benefício por outro mais vantajoso considerando as contribuições feitas após a aposentadoria.
E a todo tempo os foliões da terceira idade convidavam os que passam para se esbaldar na avenida: “Amor vem pra folia, o aposentado contagia, a nossa luta é de alegria”. O entusiasmo de cair na folia ocorreu na mesma proporção em que os segurados vão em busca de suas reivindicações. O recado foi passado com clareza para o governo federal na letra do samba: “Tem alguém bolado, com a nossa disposição. Mesmo tendo envelhecido, corro atrás, não paro não”.
“Poucas são as classes hoje em dia que têm a mesma disposição para brigar por seus ideais. E os aposentados estão incluídos nesse pequeno grupo. Tenho muito orgulho disso”, afirmou a presidenta da Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio (Faaperj), Yedda Gaspar, responsável pela organização do bloco, ressaltando que mais de mil pessoas brincaram a valer.