Por felipe.martins

Rio - Mestre de bateria de cinco blocos de Carnaval e portelense de coração, o guarda municipal Paulo Henrique do Nascimento, 50 anos, lotado na Diretoria de Operações, comemora a oportunidade de trabalhar mais uma vez durante a folia: “São duas paixões que eu consigo dividir na maratona que só termina no próximo domingo. Em um dia ajudo na organização da cidade e foco no trabalho. No outro encontro amigos da guarda atuando no bloco”.

O diretor de operações da Guarda Municipal, Marcelo Esteves, contou que os agentes vão estar distribuídos não só nos locais de blocos, bailes populares e Sambódromo, como em todos os pontos turísticos da cidade. “Todos são qualificados para atuar em suas frentes. Mas é claro que é bacana ter agentes que também conseguem curtir o Carnaval”.

O secretário municipal da Casa Civil, Guilherme Schleder, contou à coluna que é comum servidores pedirem para trabalhar no Carnaval, mesmo sabendo que o salário será pago normalmente, sem adicionais: “Alguns gostam de atuar em uma espécie de trabalho voluntário. Para servir na organização e apoio do Sambódromo, por exemplo”. Ele diz que a atuação dos servidores da Prefeitura do Rio em diversos setores é imprescindível para o sucesso do Carnaval, que tem visibilidade internacional. A previsão é que 977 mil turistas vão curtir a festa do Momo.

Além da Guarda Municipal, outros órgãos também reforçaram a equipe de servidores nos eventos. Na Comlurb, 1.060 garis vão atuar todos os dias.Na Central de Atendimento ao Cidadão 1746, o atendimento não será suspenso. Serão 173 funcionários nos turnos de sábado e domingo e o mesmo número na segunda e terça-feira. Cerca de 200 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de apoio administrativo, estarão de plantão nos postos de atendimento no Sambódromo.

O governo estadual também reforçou efetivo na área de Segurança Pública. A Polícia Militar vai reforçar o policiamento em todo o Estado do Rio com 15.500 agentes. Nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) o reforço contará com 566 policiais, além dos 1.390 que fazem o patrulhamento diariamente. No Corpo de Bombeiros a ‘Operação Carnaval 2015’ terá 1.800 militares.

Você pode gostar