Rio - Mesmo quem não gosta de folia vai ter motivos para comemorar a Festa de Momo neste domingo de Carnaval. Enquanto os foliões colocam o bloco na rua, os shoppings e lojas virtuais apostam em descontos de até 87% para atrair os consumidores. As ofertas vão desde roupas e acessórios até cosméticos e itens para a casa.
O e-commerce AmoMuito foi o que mais baixou os preços. No site da marca é possível encontrar maxi colar de R$ 59 por R$ 7,10 e pulseira de R$ 42,90 por R$ 6,90. Já a loja virtual da Sephora tem itens com mais de 60% de desconto, como o gloss de marca própria que custava R$ 62 e agora sai a R$ 23. Nos shoppings, as ofertas chegam a 70% em marcas como Soulier e Mercatto. A Cantão e a Botswana oferecem até 60% de desconto, enquanto lojas como Afghan, Oh Boy!, Zapatto, Limits, Levi’s e Armadillo baixaram os preços pela metade.
A Soulier do Norte Shopping, por exemplo, tem scarpin amarelo de R$ 129 por R$ 69. Enquanto na Botswana do Shopping Tijuca o vestido tomara-que-caia passou de R$ 269 para R$ 161,40. Na Zapatto do Recreio Shopping os clientes também encontram sapato masculino de R$ 199,99 por R$ 99,90.
Para os economistas, no entanto, o aviso da folia também vale para as compras: consumir com moderação. Consultor de varejo do Grupo Azo, Marco Quintarelli afirma que é importante avaliar se a compra é mesmo necessária e evitar consumir por impulso. “O dinheiro é um só para gastar no shopping e pagar as contas, por isso, tem que ser consciente. Depois do Carnaval ainda tem Páscoa, Dia das Mães, datas que pesam no bolso”, lembra o especialista.
Já Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, alerta para os perigos de parcelar no cartão de crédito. “Vale a pena aproveitar as promoções, desde que isso não leve à inadimplência. Antes de comprar no cartão o consumidor deve ver se tem condições de pagar a fatura, pois a taxa de juros é astronômica e vai corroer todo o desconto que a loja deu”, explica.
A dona de casa Nelma Duque Sistons, 57 anos, e a filha Renata, 20, já aproveitaram os descontos. “Mesmo com as ofertas os preços continuam um pouco altos. Tem que pesquisar bastante. Mas conseguimos fazer boas compras”, comemora Nelma. Já a consumidora Roberta Ginu, 33, comprou um tênis na Soulier do Norte Shopping para ir aos blocos. “Já estava de olho nesse modelo há muito tempo e agora que está pela metade do preço vou levar. Mas é só porque estou precisando mesmo. Este ano tem que economizar”, avalia.
Estoques estão cheios
De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas em janeiro 2015 caiu 1,3% em relação ao mês de dezembro de 2014, já com os devidos ajustes sazonais. Em comparação ao mesmo mês do ano passado, o recuo em janeiro de 2015 foi de 1,5%. Para o economista Luiz Rabi, “o varejo está desesperado para vender, pois não conseguiu liquidar tudo em janeiro”.
O segmento de móveis,eletroeletrônicos e equipamentos de informática foi o único que apresentou movimentação positiva em janeiro: alta de 4,4% frente a dezembro. Dos segmentos que experimentaram recuo em janeiro, o de veículos, motos e peças exibiu a maior retração: queda de 2,8% no primeiro mês do ano e de 10,5% ante janeiro do ano passado.
Também apresentaram variações negativas em janeiro deste ano os demais segmentos varejistas: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-2,8%); material de construção (-1,2%), tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,6%) e combustíveis e lubrificantes (-0,6%).