Por bferreira

Rio - O Rio completa 450 anos. Há muito para se comemorar, rememorar e se preocupar. A maior vocação da cidade foi a de ser capital do Brasil Colônia, do Império e da República. Esta condição permitiu que o Rio fosse o centro político e administrativo do país, onde as decisões mais importantes eram tomadas.

Alguns atribuem o fato de o poder central ter sido exercido aqui a razão nos descuidos de gerar mais atividades econômicas reais para a cidade ao longo dos anos. Com a transferência do Distrito Federal em 1960 para Brasília, o Rio perdeu definitivamente a condição de maior cidade do país, vendo a ascensão de outras capitais, com a transferência de atividades e negócios para outros centros.

A descoberta do pré-sal surgiu como uma grande expectativa de resgate econômico do estado e da capital fluminense. Porém, insucessos como o de Eike Batista, escândalos da Petrobras e a baixa do preço internacional do barril de petróleo trouxeram nova nuvem de preocupação para a cidade em relação ao seu futuro.

O aniversário do Rio é um grande evento simbólico para o país, pois, todo mundo que pisa por aqui é carioca. Os que são da gema e os que vieram morar aqui. Por isso tudo, o Rio é cidade mais brasileira do país, a menos regionalista e a que aceita e incorpora todas as influências e costumes. Rio, cidade cheia de contradições, bela e desigual, maravilhosa e única. Feliz aniversário.

Professor de Finanças do Ibmec e da Fundação Dom Cabral

Você pode gostar