Rio - Em tempos de baixo crescimento econômico do país, a preocupação com o andamento dos negócios é constante. Principalmente se o empreendimento não estiver dando o retorno financeiro esperado. Caso os lucros estejam baixos, há algumas atitudes que o empresário pode tomar.
A primeira parece óbvia: aumentar a margem de lucro. Isso é feito, principalmente, por meio de ajustes de preços. Muitas vezes, o comerciante se sente pressionado a manter os valores baixos para não perder clientela, mas é importante que o preço cobrado seja justo para o cliente, mas também para a empresa.
Outra medida é fazer um balanço dos gastos e cortar o que não é indispensável ou o que é excesso. Abaixo, saiba mais sobre o assunto.
Por Cezar Vasquez
PERGUNTA E RESPOSTA
“Abri uma loja de material de construção há dois anos, mas estou percebendo uma queda nos lucros. Quais cuidados devo tomar para evitar que isso continue acontecendo?”
Jéssica, Botafogo
Prezada Jéssica, ao identificar que o lucro da sua loja está baixo em relação ao que você previa, há algumas medidas que devem ser adotadas, como aumentar as margens de lucro e desenvolver mecanismos para ampliar as vendas. Para resolver a margem de lucro, é necessário aumentar os preços de alguns produtos e reduzir os custos de outros. Lembre-se disso.
Para isso, é importante fazer uma avaliação minuciosa dos preços praticados, pois pode ser que os valores não estejam sendo suficientes para pagar as despesas (fixas e variáveis) e deixar lucro. Também é significativo avaliar os preços praticados pela concorrência.
Outra dica fundamental é adotar medidas para economizar nas despesas fixas (energia, telefone, água, salários, etc), além de procurar fornecedores que ofereçam preços mais em conta, mantendo a qualidade dos produtos que você oferece aos clientes na sua loja.
Entretanto, para que estas ações sejam implementadas de forma estruturada e eficaz, é importante que você tenha controles básicos de gestão, como um bom planejamento financeiro, no qual você poderá identificar gastos, arrecadação, se tem dívidas, quais as condições de pagamento, entre outros.
Em relação ao aumento das vendas, saber usar soluções de marketing — como promoções e exposição nas mídias sociais, além de materiais de propaganda, como impressos a serem distribuídos aos clientes — podem lhe auxiliar. No nosso site, há mais informações sobre marketing. Veja em http://goo.gl/MMYE9.
Além disso, o Sebrae/RJ oferece também consultorias presenciais, que incluem auxílio à gestão financeira, marketing, onde nossos técnicos podem apresentar diagnósticos para situações específicas. Para mais informações, entre em contato com nossa Central de Relacionamento, no telefone 0800-570-0800.
Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras