Por fernanda.macedo

Rio - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou ontem que não fará concurso público para contratação de funcionários em 2015. “Não há previsão de quando será lançado novo edital”, afirmou o BNDES no comunicado, após forte especulação sobre a suspensão.

Conforme a nota emitida pelo banco, o cadastro de reserva em vigor, referente à seleção pública de 2012, expira no dia 12 de junho e não há possibilidade de prorrogação. “Até que realize nova seleção, o BNDES continuará executando suas atividades com o atual quadro de pessoal.”

Outro ponto de angústia para os concurseiros parte da demora para a sanção presidencial da Lei Orçamentária deste ano, aprovada pelo Congresso na semana passada.

Segundo o Ministério do Planejamento, qualquer definição sobre novas vagas em concurso público só vai ocorrer depois de o orçamento passar a vigorar.Nem mesmo a sanção é garantia de abertura das seleções, uma vez que está em curso um ajuste fiscal que orienta ministérios e órgãos a cortar gastos. Com isso, especialistas apostam que só serão abertos concursos para preenchimento de vagas decorrentes de aposentadorias, sendo que os editais com as novas seleções devem ficar só para o segundo semestre ou até mesmo para o ano que vem.

Para quem pretendia uma vaga no BNDES este ano, Fernando Bentes, diretor do site Questões de Concursos, orienta manter os estudos. “Procurem não lamentar, o melhor comportamento é usar esse tempo para se dedicar a um estudo mais completo”, diz.

Você pode gostar