Por bferreira

Rio - Abrir um negócio pode parecer complicado, mas na verdade, a grande dificuldade está em superar os desafios e manter o empreendimento em crescimento. São muitas as pedras no caminho de quem deseja investir, mas quando a margem de lucro cai, é sinal de que o empreendedor precisa ficar ainda mais atento e tomar algumas atitudes.

É importante avaliar e identificar o que pode estar ocorrendo. Pode ser necessário, por exemplo, fazer uma avaliação minuciosa dos preços praticados ou até mesmo adotar medidas para economizar nas despesas fixas.

Acima de tudo, um bom planejamento financeiro pode trazer garantias. Para estimular as vendas, saber usar soluções de marketing também é fundamental. Entenda melhor abaixo.

Por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

“Abri uma loja de doces há cerca de dois anos, mas estou percebendo uma queda nos lucros. Quais cuidados devo tomar para evitar que isso continue acontecendo?”

Karina, Santa Cruz

Prezada Karina, ao identificar que os ganhos da sua loja estão baixos em relação ao que você previa, há algumas medidas que devem ser adotadas, como aumentar as margens de lucro e desenvolver mecanismos para ampliar as vendas. Para resolver a margem de lucro, é necessário aumentar os preços de alguns produtos e reduzir os custos de outros.

Para isso, é importante fazer uma avaliação minuciosa dos preços praticados, pois pode ser que os valores não estejam sendo suficientes para pagar as despesas (fixas e variáveis) e deixar lucro. Também é significativo avaliar os preços praticados pela concorrência.

Outra dica fundamental é adotar medidas para economizar nas despesas fixas (energia, telefone, água, salários, etc), além de procurar fornecedores que ofereçam preços mais em conta, mantendo a qualidade do produto que você oferece aos clientes na sua loja.

Entretanto, para que estas ações sejam implementadas de forma estruturada e eficaz, é importante que você tenha controles básicos de gestão, como um bom planejamento financeiro, no qual você poderá identificar gastos, arrecadação, se tem dívidas, quais as condições de pagamento, entre outros.

Em relação ao aumento das vendas, saber usar soluções de marketing — como promoções e exposição nas mídias sociais e materiais de propaganda, como impressos a serem distribuídos aos clientes — podem lhe auxiliar. No nosso site, há mais informações sobre marketing. Veja em http://goo.gl/MMYE9.

Além disso, o Sebrae/RJ oferece também consultorias presenciais, que incluem auxílio à gestão financeira, marketing, onde nossos técnicos podem apresentar diagnósticos para situações específicas. Para mais informações, entre em contato com nossa Central de Relacionamento, no telefone 0800-570-0800.

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

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