Rio - Com o anúncio dos novos planos de saúde que serão oferecidos pela Prefeitura do Rio de Janeiro, os servidores ativos, inativos e pensionistas agora precisam saber qual a operadora se encaixa no perfil de quem será atendido. “É necessário levar em consideração o contrato, pois nele consta o quanto a pessoa vai pagar com o passar dos anos. Outro ponto é analisar se há uma grande rede de médicos”, aconselha Gilberto Braga, professor de Finanças do Ibmec e da Fundação Dom Cabral. Para servidores mais velhos, por exemplo, é preciso observar a distribuição de médicos que atendem especialidades como geriatria.
O plano de saúde contratado pelo Jorge Oliveira foi Assim, que diz atender as necessidades da esposa. “Por mim fico com o plano básico, mas minha esposa é hipertensa e precisa muito de atendimento médico”, comentou o técnico de enfermagem que mora em Paraíba do Sul, interior do Estado do Rio de Janeiro.
Os planos para os servidores vão de R$ 131,39 a R$ 2.232,71 (Confira tabela: goo.gl/Y08r8C). Eles têm até 15 de maio para aderir sem carência, mesmo prazo determinado para quem vai optar pela Assim ou Caberj, por meio do Plano de Saúde do Servidor Municipal (PSSM). Também há planos com Unimed e Golden Cross.
MUDANÇA AUTOMÁTICA
Como a Amil vai deixar de atender o município, o servidor atendido por ela e que não fizer a escolha vai mudar automaticamente para a Caberj, com rede de atendimento semelhante. A regra vale para o servidor que não tem dependente. Caso tenha, será preciso entrar no site do Previ-Rio e fazer nova adesão de todos os incluídos no plano.
?PESQUISE OS PLANOS
O professor Gilberto Braga explica que m</MC>uitas pessoas mudam para o plano de saúde porque o colega aconselhou, o que para ele não deve ser feito de imediato sem antes analisar as diferentes operadoras. “O que é melhor para um, muitas vezes não é melhor para o outro. Por isso a pessoa tem que ver as vantagens e desvantagens de cada plano”.
DESCONTO EM FOLHA
Para quem não tem internet, o Clube do Servidor Municipal montou estandes para informar as mudanças. São 16 novas opções — nas modalidades coparticipação e sem coparticipação. Não haverá o desconto em folha com Unimed e Golden Cross. Informações pelo (21) 3004-7009 (capital e região metropolitana).
CONTRATAÇÃO
O Sindsprev/RJ faz assembleia sobre seguro e seguridade social para os associados, hoje às 18h, no auditório da Associação Brasileira de Imprensa — Rua Araújo Porto Alegre 71, Centro. Na pauta, estão temas como a campanha salarial dos servidores públicos para este ano, o remanejamento de diretores e outros.
ACESSO SEM CONCURSO
O Tribunal de Contas da União (TCU) fiscalizou a atuação do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia no Rio, em razão de denúncia de irregularidades. O tribunal constatou irregularidades como a admissão de pessoal sem concurso público e a contratação temporária contrária à legislação eleitoral.
PL CHEGA AO SENADO
O Projeto de Lei nº 28/2015, sobre a reposição parcial das perdas inflacionárias dos servidores do Judiciário, chegou ao Senado após tramitação na Câmara. A expectativa da Fenajufe é que o fato de o presidente da CCJ, senador José Maranhão (PMDB/PB), ser relator, contribua para que o projeto tramite de forma célere.
O SEPE-RJ entregou ontem à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Vereadores do Rio um documento afirmando que os professores que participaram da greve de 2014 continuam sendo descontados em seus contracheques. A entidade acusa o município de perseguição.