Por paulo.gomes

Rio - Muitas pessoas não dão a devida importância para o estudo da Língua Portuguesa. Isso é um erro bastante comum não somente entre concurseiros, mas entre os estudantes de um modo geral. Como é a língua nativa do brasileiro, muitos acreditam dominar as técnicas. E é aí que o candidato consciente ganha vantagem.

As questões de Literatura e Língua Portuguesa são recheadas de pegadinhas, e minuciosas diferenças que somente quem se aprofundou no assunto é capaz de resolver. Por isso estudar e treinar são atividades fundamentais para quem quer ser aprovado em algum concurso.

É importante identificar dificuldades pessoais para assim trabalhar o bloqueio e desenvolver o raciocínio de forma consciente.

Pergunta e resposta

“Fiz alguns concurso, e me saí bem em algumas disciplinas, mas tenho pânico com Português. Acho muito difícil. Como eu posso conseguir superar essa minha dificuldade?” Polyana, Ingá

Olá Pollyana, você não é a única a passar por isso, muitos candidatos a uma vaga na carreira pública sofrem com dificuldades desse tipo . No entanto, Língua Portuguesa é uma disciplina de extrema importância em concursos. Aliás, em qualquer seleção pública.

Muitos candidatos não dão a importância que se deve dar à Língua Portuguesa, achando-a uma disciplina fácil, já que trata-se do nosso próprio idioma. Mas a coisa não é tão simples assim. Quantas vezes nos deparamos com uma estrutura de texto, ou uma palavra similar a outra, ou uma crase — essa é um calo no pé do concurseiro — e ficamos em dúvida se a situação apresentada está correta ou não? Então para evitar isso só lendo bastante e estudando muito.

Você vai vencer esse seu medo sim e a dica mais importante é: treinar e treinar. Isso vai deixar você muito mais confiante na hora da prova, além de ter uma ideia mais ou menos aproximada de quanto tempo precisará para resolver suas questões de Língua Portuguesa.

Quanto mais treinar, menos tempo levará para resolver as questões. Aliás, treino é uma palavra de ordem em concurso público. Simulados e mais simulados auxiliam bastante não apenas no aprendizado da matéria , mas em relação a todas as disciplinas. Faça e refaça provas o máximo possível, até porque é comum vermos questões muito parecidas em concursos. Treine. É assim que se passa. Não há fórmula mágica, ninguém nasce sabendo, afinal.

Passe a se dedicar bastante, portanto, à Língua Portuguesa já que é sua dificuldade. Leia muito, organize seu tempo de estudo. Como concursos estão em andamento, busque as técnicas, aprimore-se, até porque não é necessário ser um gênio da literatura para passar em concurso público é apenas questão de treinamento. Boa sorte e Bons estudos!

Cláudia Jones é jornalista do site Questões de Concursos

Você pode gostar