Por bferreira

Rio - Ter equilíbrio psicológico em um momento de discussão em ambiente corporativo é fundamental, porém muitos não conseguem esse objetivo. Antes de cometer qualquer atitude impulsiva, tenha calma.

É importante não interpretar uma bronca como algo negativo. Saiba que, se realmente estiver errado, o funcionário deve retornar em outro momento à sala da chefia para esclarecer os fatos e mostrar interesse em melhorar, ou da mesma forma, se estiver correto e a bronca da chefia for desnecessária, vale recolher provas e esclarecer de forma racional os ocorridos. Então tenha calma e saiba analisar a situação, seja humilde. Uma boa reação às críticas é muito valiosa para um bom relacionamento entre patrão e empregado. Leia mais abaixo.

Por Janaina Ferreira

PERGUNTA E RESPOSTA

Como devo reagir caso receba uma bronca do meu gestor? Ele é uma pessoa muito justa, mas não saberia como reagir a uma chamada de atenção.

Lucia Lima, email

Lucia, se você reconhecer que seu chefe tem razão, agradeça e diga que vai procurar melhorar e que gostaria de uma nova conversa dentro de algum tempo para saber se ele percebeu sua mudança. É um momento em que pode ser solicitado algum recurso (equipamento, tempo ou informação) para o erro não se repetir.Se o profissional concordar, é sinal de que precisa rever a sua postura, o que ajudará no seu crescimento profissional. Mas se o colaborador discorda do chefe, o grande desafio é não ser reativo. Em geral a bronca aponta um ponto a ser melhorado, um defeito. E nossos defeitos são pontos que não enxergamos, são os chamados pontos cegos.

Como é difícil avaliar tantos detalhes na hora da bronca, sugiro que o profissional procure entender o fato que gerou a bronca, perguntando dados e circunstâncias que levaram o chefe a pensar que ele estava agindo mal e, se perceber que ficou abalado emocionalmente com a crítica, não dar nenhuma desculpa ou justificativa neste momento. As emoções são “burras” e ao perceber que perdeu o equilíbrio, o melhor é adiar a conversa. Neste tempo, o colaborador deve apenas refletir.

Pode ser que o gestor esteja realmente enganado em sua percepção e ele terá a oportunidade de reunir fatos e dados para fazer a réplica à crítica. Mas pode ser que ele descubra seu ponto cego ou uma oportunidade de melhoria. Estar aberto às críticas é uma postura que nos permite crescer profissionalmente. Poucos conseguem ter equilíbrio na hora da bronca, mas essa atitude pode até melhorar a imagem do colaborador perante o chefe. Demonstra inteligência emocional.

A bronca também pode se transformar em algo positivo, o chefe pode enxergar seu esforço em querer melhorar.Exercitar esse comportamento prepara o profissional para o dia a dia e para os feedbacks das avaliações de desempenho periódicas.

Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ. Amanhã, Sucesso nas Finanças

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