Por bferreira

Rio - Quando uma ameaça aos negócios é detectada, imediatamente o empresário começa a tomar providências para não deixar que seu empreendimento seja afetado. Porém, o ideal é que essas providências já estivessem previstas, pois um concorrente nos negócios é algo inevitável: uma hora ou outra, vai aparecer.

E é importante que a empresa ameaçada já esteja preparada para enfrentá-lo. Para isso é importante conhecer bem o seu negócio para entender o seu concorrente. Procure ter informações sobre atendimento e produtos oferecidos. Conversar com consumidores que frequentaram a loja de seu concorrente também é interessante, basta cuidado e atenção na abordagem e o retorno pode ser fundamental para futuras ações em seu estabelecimento.

Por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

“Tenho uma pequena loja de roupas femininas em uma movimentada rua do meu bairro, mas há um mês ganhei um novo concorrente do outro lado da rua. As roupas são para o mesmo público e o preço é um pouco mais baixo. Como devo agir?”

Igor, Tijuca

Igor, para que seu negócio seja bem-sucedido você precisa conhecer a concorrência quase tanto quanto sua própria empresa e clientes. Infelizmente, muitos cometem o erro de esperar até que um concorrente abra um negócio do outro lado da rua e reduza seus lucros para repensar seus negócios.

Ao analisar os pontos fortes e fracos dos concorrentes você poderá avaliar seus produtos, os preços praticados e a forma de pagamento. Investigue seus concorrentes diretos, depois os secundários e indiretos, porque até mesmo uma loja de sapatos, perfumaria ou salão de beleza podem competir com você.

O passo seguinte é determinar os pontos fortes e descobrir os fracos. Por que os clientes compram deles? É o preço? A qualidade? O atendimento? A propaganda? Você precisará também analisar o quanto seus competidores estão preparados para lidar com fatores imprevisíveis e para detectar oportunidades e ameaças.

Experimente comprar do seu concorrente ou faça um cliente oculto, por exemplo. Aborde o consumidor que sai da concorrência como se estivesse fazendo uma pesquisa, sem a intenção de pressioná-lo. Faça perguntas diretas, como: por que comprou nesta loja? Você voltaria a comprar? O que falta nessa loja?

Uma boa ideia é fazer essa avaliação dos concorrentes (pontos fortes/fracos e oportunidades/ameaças) em forma de tabela e incluir na sua loja. Assim, você terá uma visão mais clara para determinar o posicionamento de seu negócio no mercado e poderá detectar pontos de melhorias para conquistar mais clientes. O importante é aperfeiçoar suas forças e aproveitar as fraquezas dos concorrentes.

O Sebrae-RJ oferece consultorias individualizadas para micro e pequenas empresas. Ligue para 0800 570 0800 e agende uma visita.

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

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