Por felipe.martins

Rio - As redes sociais são ambientes com características de espontaneidade e informalidade, mas convém tomar algumas precauções. É necessário medir os impactos do que se fala, especialmente se o perfil ou avatar for compartilhado com colegas de trabalho.

O mundo virtual pode ajudar na hora de conseguir um emprego. Muitas firmas usam a internet como um canal para divulgar vagas. Por outro lado, as empresas pesquisam os perfis de candidatos e acompanham o comportamento de seus funcionários. Estar conectado pode somar ou tirar pontos de um profissional.

Portanto, é preciso ser prudente com o que se publica nas redes sociais.
Veja a seguir como transformar suas redes sociais em ferramentas positivas na vida profissional.


PERGUNTA E RESPOSTA

“Meu colega de trabalho foi demitido porque a empresa não aprovou seus comentários no Facebook. Que tipos de comentários devem ser evitados nas redes sociais?”, Fabiana, Glória

Olá Fabiana. É natural que situações do dia-a-dia se reproduzam no ambiente online. A internet pode dar uma falsa sensação de privacidade, mas os ‘desabafos’ e piadas têm causado constrangimentos, exclusão de processos seletivos e até demissões.

Em geral, o usuário comete o equívoco de divulgar nas redes sociais, assuntos, fotos e opiniões como se estivesse em uma roda de amigos, mas a web é pública. As redes sociais mais pesquisadas pelas empresas são Facebook, Twitter e LinkedIn. Elas funcionam como vias de mão dupla, pois facilitam empresa e candidato se conhecerem.

Fazer parte da rede, participar de blogs ou fóruns pode contar pontos positivos na análise de currículo. Mas é adequado não publicar comportamentos, fotos e opiniões polêmicas, que possam provocar dúvidas em relação aos valores do profissional. De fato, no ciberespaço há um controle invisível, onde todos podem monitorar todos, o que elimina a possibilidade de privacidade.

Para ter um perfil menos formal, o usuário pode criar uma conta, por exemplo, no Facebook, permitindo somente o acesso de familiares e amigos íntimos. Mas nem assim o usuário terá sua privacidade garantida, pois um dos amigos mais íntimos pode compartilhar uma foto que ele não gostaria de ver divulgada. Também é prudente criar outra conta, exclusivamente profissional com livre acesso, por exemplo, no LinkedIn.

Não é errado postar assuntos pessoais ou brincadeiras, mas assuntos e momentos mais íntimos não precisam, nem devem, ser lançados na rede. É como no mundo real: escolhemos o quê, como e a quem dizer cada assunto. A seleção do que deve ser divulgado também passa pela imagem que o profissional quer transmitir e pela questão ética. Não denegrir pessoas ou empresas é questão de bom senso em qualquer ambiente, virtual ou não. Seje prudente e pontue mais.

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