Por bferreira

Rio - Atingir um balanço entre trabalho e vida social é o novo ideal para os profissionais. Uma vida sem equilíbrio resulta em stress e fatiga, perda de controle e até mesmo relacionamentos tensos. 
No caso de empreendedores, a pressão é ainda maior e, muitas vezes, fica difícil separar questões da vida pessoal e da profissional.

A internet possibilitou o surgimento de novos canais de comunicação fazendo com que as pessoas fiquem conectadas ao trabalho o tempo todo. Cada vez mais é preciso organização e disciplina para equilibrar as demandas da vida pessoal e profissional. No entanto, não podemos esquecer de empreendedores que têm paixão pelo que fazem e trabalhar, para eles, se torna uma atividade muito prazerosa. Saiba mais abaixo.

Por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

Preciso equilibrar minha vida pessoal e as demandas de empreendedor iniciante. Por onde devo começar e como fazer?

Marcio Fritas, Angra

Olá Marcio. Um dos desafios do mundo atual é ter e manter a qualidade de vida e gerenciar bem o seu tempo. No caso de empreendedores, a tendência de misturar a vida pessoal com a profissional é muito grande.

O avanço da comunicação em função da tecnologia e da globalização contribuíram de modo decisivo para nos manter conectados ao trabalho noite e dia.

O melhor a fazer, Marcio, é estabelecer um horário de trabalho e se esforçar para cumpri-lo. Aprenda a definir prioridades e a delegar algumas tarefas que podem ser feitas por outras pessoas. Será que você precisa fazer tudo o tempo todo? Provavelmente não. Mas se você trabalha sozinho, ao invés de tentar fazer tudo ao mesmo tempo, aprenda a dar prioridades e dê prioridade às tarefas mais importantes, dividindo assim, o restante do trabalho em uma jornada que você consiga gerenciar.

Saia para almoçar. O horário de almoço é a oportunidade perfeita para fazer uma pausa do trabalho, relaxar e socializar. Claro que em alguns dias será preciso trabalhar até mais tarde ou almoçar rapidamente para cumprir as atividades, mas tente não fazer disso um hábito. Se você se organizar, e for eficiente e produtivo durante as horas trabalhadas, provavelmente não vai precisar se esgotar e passar do horário estabelecido.

Mas não podemos esquecer dos empreendedores que têm paixão pelo que fazem. Músicos, atletas, empreendedores da economia criativa e de empresas de tecnologia trabalham horas a fio e se sentem felizes e realizados. Não sei se é o seu caso, Marcio, mas o importante é que o trabalho, mesmo fora dos padrões convencionais, deve ser para adicionar valor e dar satisfação.

O trabalho e a realização devem caminhar juntos. É necessário ter descontração para o bem-estar psicológico e emocional, abrindo espaço para a criatividade e para o bom humor.

Até a próxima.

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

Você pode gostar