Rio - Empresas que estão inadimplentes terão a chance de renegociar suas dívidas com credores a partir da semana que vem no Feirão Limpa Nome Online promovido pela Serasa Experian.
O feirão será realizado entre os dias 28 de setembro e 5 de outubro e oferecerá condições especiais de pagamento. O empresário deve se cadastrar no site. Depois, a plataforma vai indicar automaticamente as empresas com as quais ele está em débito. Ele deverá clicar nas opções e será gerado um boleto de pagamento parcelado. Também há opção de enviar e-mail e participar de bate-papo para negociar a dívida.
Segundo a Serasa, a maior parte de credores são empresas de telecomunicações, instituições financeiras, indústrias, atacadistas e varejo. São 3,9 milhões de empresas negativadas, do total de 7,9 milhões. Em junho de 2014, foram registradas 3,5 milhões de inadimplência.
Do total de companhias inadimplentes, 46% são do comércio, 44% do segmento de serviços (bares, salões de beleza, turismo, entre outros) e 9% são indústrias.
Para a gerente de recuperação de crédito da Serasa, Viviane Magalhães, é uma oportunidade para inadimplentes se reinserirem no mercado. “Quando empresas estão em débito não conseguem mais crédito e consequentemente não podem manter suas operações”.