Por bferreira

Rio - Abrir um negócio pode parecer complicado, mas na verdade a grande dificuldade está em superar os desafios e manter o empreendimento em crescimento.

São muitas as pedras no caminho de quem deseja investir, mas quando a margem de lucro cai, é sinal de que o empreendedor precisa ficar ainda mais atento e tomar algumas atitudes.

É importante avaliar e identificar o que pode estar levando a esse resultado. Pode ser necessário, por exemplo, fazer uma reavaliação dos preços de determinados produtos, eliminar desperdícios ou economizar.

Acima de tudo, um bom planejamento financeiro pode trazer garantias. Para estimular as vendas, saber usar soluções de marketing também é fundamental. Entenda melhor abaixo.

PERGUNTA E RESPOSTA

Abri uma loja de doces e salgados há cerca de dois anos, mas estou percebendo uma queda nos lucros. Quais cuidados devo tomar para evitar que isso continue acontecendo?

Sônia Santos, Santa Cruz

Prezada Sônia, ao identificar que os ganhos da sua loja estão baixos em relação ao que você previa há algumas medidas que devem ser adotadas, como aumentar as margens de lucro e desenvolver mecanismos para ampliar as vendas.

Para resolver a margem de lucro é necessário aumentar os preços de alguns produtos e reduzir os custos de outros na sua loja.

Para isso, é importante fazer uma avaliação minuciosa dos preços praticados em seu estabelecimento, pois pode ser que os valores não estejam sendo suficientes para pagar as despesas fixas e variáveis e deixar lucro.

Também é significativo avaliar os preços praticados pela concorrência local, isso pode te ajudar a chegar a um valor adequado.

Outra dica fundamental é adotar medidas para economizar nas despesas fixas (energia, telefone, água, salários), além de procurar fornecedores que ofereçam preços mais em baixos que a média, mantendo a qualidade do produto que você vende em sua loja.

Entretanto, para que estas ações sejam implementadas de forma estruturada e eficaz, é importante que você tenha controles básicos de gestão, como um bom planejamento financeiro, no qual poderá identificar gastos, arrecadação, se tem dívidas, quais as condições de pagamento, entre outros.

Em relação ao aumento das vendas, saber usar soluções de marketing podem ajudar bastante, como promoções e exposição nas mídias sociais, materiais impressos de propaganda para serem distribuídos a alguns clientes etc.

O Sebrae/RJ oferece também consultorias presenciais, que incluem auxílio à gestão financeira e marketing, onde nossos técnicos podem apresentar diagnósticos para situações específicas. Para mais informações, entre em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae em 0800 570 0800.

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

Você pode gostar