Rio - Virou uma febre. Ainda que a atração principal do Aniversário do Guanabara sejam os preços baixos, a euforia que tomou conta da ‘black friday’ (dia mundial de descontos) do supermercado mostra que o evento entrou pro calendário do carioca, que adere à criatividade para encarar com humor as longas filas.
Nos 45 dias de ofertas de até 50%, que começaram ontem, os clientes disputam produtos já antecipando as compras de Natal. Alguns chegam a se fantasiar e a fazer piada com a situação. E a ‘batalha’ ainda se estende aos mercados, que oferecem outras promoções para o público.
Só ontem, primeiro dia do evento, 250 mil pessoas passaram pelas 23 unidades do Supermercados Guanabara até as 16h. Para especialistas em vendas e consumo, os números mostram que o evento se tornou referência e fenômeno na cidade.
Consultor de varejo, Marco Quintarelli lembra que até a concorrência se prepara para o evento: “Outros mercados se programam para fazer ofertas nessa época e não perder clientes”, disse ele, alertando clientes para não caírem em armadilhas.
“Nem todos os produtos estão em promoção. O ideal é o cliente ver antes os encartes de outros mercados e conferir os preços. Por já estar em um local com desconto, ele pode acabar levando outro produto caro achando que está compensando no preço final”, orientou.
Professor da ESPM e pesquisador de comportamento do consumidor, Antonio Carlos Morim lembra que as piadas sem torno do evento e que inundaram as redes sociais são típicas do carioca. “A campanha do Guanabara alcançou consumidores de forma mais popular. O evento cresceu e, hoje, algumas coisas se tornaram folclóricas”, disse ele, que acrescentou: “Alguns se fantasiam. E não é momento de prazer. Mas o carioca aproveita com humor uma situação para brincar e sair do habitual”.
Na linha de frente da batalha com o Guanabara, o Extra relançou a campanha Rosadinha com descontos de até 80%. O mercado também cobre ofertas, assim como o Carrefour. Já o Mundial estendeu seus descontos de aniversário, que começaram em setembro.
A saga dos consumidores na filial de Vila Isabel
Os sacos com 15 kg de ração para cachorro ganharam uma nova função durante a tarde de ontem na filial de Vila Isabel no primeiro dia do Aniversário Guanabara. Enquanto as filas contornavam os setores, o produto servia como almofada para os clientes que esperavam até de cinco horas na fila. Perto da entrada, os olhares impacientes na boca do caixa contrastavam com a animosidade daqueles que recém chegavam: famílias correndo com um carrinho — ou dois — atrás da última caixa de óleo de cozinha, ou da cerveja em liquidação.
Minuciosamente equilibradas, caixas de papelão lotadas desafiavam as leis da física ocupando os três carrinhos de supermercado do aposentado Silvio Bahia, de 62 anos. Após contornar toda a prateleira de perfumaria na fila em um trajeto que durou cinco horas, ele conseguiu um banquinho de alumínio para esperar sentado. “Aproveitei para abastecer a casa. Sou duro na queda. Com toda essa crise vale a pena aproveitar as ofertas mesmo enfrentando essa confusão aqui”, disse.
Moradores da comunidade 2 de dezembro, no Engenho Novo, Adrielly, Fernanda, Vanessa, Ana Carolina e Inácio chegaram cedo para encher o carrinho com dez garrafas pet de guaraná e muito churrasco. “O feriado vai ser regado, com churrasco, cerveja, tudo liberado. É só uma vez por ano, então a gente tem que aproveitar”, disse Ana Carolina. “Tem que ter paciência para passar o dia fazendo compras com essa mulherada toda”, completou Inácio.
Confira as melhores ofertas nos supermercados
- EXTRA
Leite Longa Vida Barra Mansa - 1,99
Amaciante Downy (500 mL) - 4,49
Café Caboclo tradicional (500 g) - 5,99
Papel Higiênico Dualette - 7,90
Omo Multiação (4 kg) - 19,90
Cerveja Brahma chopp (350 mL) - 2,49
Azeite Andorinha (500 mL) - 10,90
Leite em pó Elegê (400 g) - 5,99
Linguiça suína Perdigão (Kg) - 7,98
Leite condensado Itambé (395 g) - 1,99
- MUNDIAL
Filé de peito de frango Seara (Kg) - 7,65
Leite integral Ninho ou desnatado Molico (1L) - 2,68
Cerveja holandesa Amstel (350mL) - 2,49
Shampoo Aussie Moist (400mL) - 36,90
Camarão cinza pacote Kg - 16,80
Azeite extravirgem Oliveira da Serra (500mL) - 13,98
Coração de alcatra Maturatta (Kg) - 27,98
Filé de Polaca pacote (Kg) - 12,50
Néctar Dafruta (1L) - 1,99
- VIANENSE
Marguarina Qualy - 2,77
Azeite Gallo puro - 10,98
Maionese Hellman’s - 7,58
Linguiça calabresa ou Perdigão - 8,75
Café Evoluto - 5,48
Óleo de Soja Leve - 2, 49
- PREZUNIC
Cebola branca (Kg) - 1,69
Mamão papaia (Kg) - 2,49
Leite longa vida Italac integral - 2,99
Leite longa vida Italac desnatado (1L) - 2,99
Contra filé (Kg) - 29,90
Coração de alcatra - 29,90
Queijo muçarela (Kg) - 11,98
Maçã gala nacional (Kg) - 3,29
- GUANABARA
Leite longa vida Leco ou Godam (1L) -1,99
Azeite Tipo Único Quinta D’Aldeia (500 mL) - 4,99
Alcatra Bovina (Kg) - 19,98
Coxa ou sobrecoxa de frango Seara ou Macedo (Kg) - 6,98
Cerveja Antarctica (269 mL) - 1,17
Óleo de Soja Leve (900 mL) - 1,99
Hamburguer Perdigão (672 g) - 6,98
Café Melitta Pouch (500 g) - 6,98
- NOVO MUNDO
Queijo prato ou muçarela (Kg) - 17,97
Suco Bela Ischia (1 L - exceto sabor graviola) - 2,98
Pá, Peito ou Acem (Kg) - 13,98
Carne Seca Ponta de Agulha - 14,99
Colaborou Lucas Gayoso