Por thiago.antunes

Rio - Virou uma febre. Ainda que a atração principal do Aniversário do Guanabara sejam os preços baixos, a euforia que tomou conta da ‘black friday’ (dia mundial de descontos) do supermercado mostra que o evento entrou pro calendário do carioca, que adere à criatividade para encarar com humor as longas filas.

Nos 45 dias de ofertas de até 50%, que começaram ontem, os clientes disputam produtos já antecipando as compras de Natal. Alguns chegam a se fantasiar e a fazer piada com a situação. E a ‘batalha’ ainda se estende aos mercados, que oferecem outras promoções para o público.

Consumidores enfrentam batalha pelos menores preços nos corredores dos Supermercados GuanabaraCarlos Eduardo Cardoso / Parceiro / Agência O Dia

Só ontem, primeiro dia do evento, 250 mil pessoas passaram pelas 23 unidades do Supermercados Guanabara até as 16h. Para especialistas em vendas e consumo, os números mostram que o evento se tornou referência e fenômeno na cidade.

Consultor de varejo, Marco Quintarelli lembra que até a concorrência se prepara para o evento: “Outros mercados se programam para fazer ofertas nessa época e não perder clientes”, disse ele, alertando clientes para não caírem em armadilhas.

Consumidores enfrentam batalha pelos menores preços nos corredores dos Supermercados GuanabaraEstefan Radovicz / Agência O Dia

“Nem todos os produtos estão em promoção. O ideal é o cliente ver antes os encartes de outros mercados e conferir os preços. Por já estar em um local com desconto, ele pode acabar levando outro produto caro achando que está compensando no preço final”, orientou.

Professor da ESPM e pesquisador de comportamento do consumidor, Antonio Carlos Morim lembra que as piadas sem torno do evento e que inundaram as redes sociais são típicas do carioca. “A campanha do Guanabara alcançou consumidores de forma mais popular. O evento cresceu e, hoje, algumas coisas se tornaram folclóricas”, disse ele, que acrescentou: “Alguns se fantasiam. E não é momento de prazer. Mas o carioca aproveita com humor uma situação para brincar e sair do habitual”.

'Capitão América' apareceu em uma das filiais%3A meme da vida realReprodução Internet

Na linha de frente da batalha com o Guanabara, o Extra relançou a campanha Rosadinha com descontos de até 80%. O mercado também cobre ofertas, assim como o Carrefour. Já o Mundial estendeu seus descontos de aniversário, que começaram em setembro.

A saga dos consumidores na filial de Vila Isabel

Os sacos com 15 kg de ração para cachorro ganharam uma nova função durante a tarde de ontem na filial de Vila Isabel no primeiro dia do Aniversário Guanabara. Enquanto as filas contornavam os setores, o produto servia como almofada para os clientes que esperavam até de cinco horas na fila. Perto da entrada, os olhares impacientes na boca do caixa contrastavam com a animosidade daqueles que recém chegavam: famílias correndo com um carrinho — ou dois — atrás da última caixa de óleo de cozinha, ou da cerveja em liquidação.

Correria por produtos no primeiro dia de promoção no GuanabaraEstefan Radovicz / Agência O Dia

Minuciosamente equilibradas, caixas de papelão lotadas desafiavam as leis da física ocupando os três carrinhos de supermercado do aposentado Silvio Bahia, de 62 anos. Após contornar toda a prateleira de perfumaria na fila em um trajeto que durou cinco horas, ele conseguiu um banquinho de alumínio para esperar sentado. “Aproveitei para abastecer a casa. Sou duro na queda. Com toda essa crise vale a pena aproveitar as ofertas mesmo enfrentando essa confusão aqui”, disse.

Moradores da comunidade 2 de dezembro, no Engenho Novo, Adrielly, Fernanda, Vanessa, Ana Carolina e Inácio chegaram cedo para encher o carrinho com dez garrafas pet de guaraná e muito churrasco. “O feriado vai ser regado, com churrasco, cerveja, tudo liberado. É só uma vez por ano, então a gente tem que aproveitar”, disse Ana Carolina. “Tem que ter paciência para passar o dia fazendo compras com essa mulherada toda”, completou Inácio.

As amigas Ana Carolina%2C 22%2C Vanessa%2C 34%2C Adrielly%2C 20 e Fernanda%2C 19 Márcio Mercante / Agência O Dia

Confira as melhores ofertas nos supermercados

- EXTRA

Leite Longa Vida Barra Mansa - 1,99

Amaciante Downy (500 mL) - 4,49

Café Caboclo tradicional (500 g) - 5,99

Papel Higiênico Dualette - 7,90

Omo Multiação (4 kg) - 19,90

Cerveja Brahma chopp (350 mL) - 2,49

Azeite Andorinha (500 mL) - 10,90

Leite em pó Elegê (400 g) - 5,99

Linguiça suína Perdigão (Kg) - 7,98

Leite condensado Itambé (395 g) - 1,99


- MUNDIAL

Filé de peito de frango Seara (Kg) - 7,65

Leite integral Ninho ou desnatado Molico (1L)  - 2,68

Cerveja holandesa Amstel (350mL) - 2,49

Shampoo Aussie Moist (400mL) - 36,90

Camarão cinza pacote Kg - 16,80

Azeite extravirgem Oliveira da Serra (500mL) - 13,98

Coração de alcatra Maturatta (Kg) - 27,98 

Filé de Polaca pacote (Kg) -  12,50

Néctar Dafruta (1L) - 1,99


- VIANENSE

Marguarina Qualy -  2,77

Azeite Gallo puro - 10,98

Maionese Hellman’s - 7,58

Linguiça calabresa ou Perdigão - 8,75

Café Evoluto - 5,48

Óleo de Soja Leve - 2, 49


- PREZUNIC

Cebola branca (Kg) - 1,69

Mamão papaia (Kg) - 2,49

Leite longa vida Italac integral - 2,99

Leite longa vida Italac desnatado (1L) - 2,99

Contra filé (Kg) - 29,90

Coração de alcatra - 29,90

Queijo muçarela (Kg) - 11,98

Maçã gala nacional (Kg) - 3,29


- GUANABARA

Leite longa vida Leco ou Godam (1L) -1,99

Azeite Tipo Único Quinta D’Aldeia (500 mL) - 4,99

Alcatra Bovina (Kg) - 19,98

Coxa ou sobrecoxa de frango Seara ou Macedo (Kg) - 6,98

Cerveja Antarctica (269 mL) - 1,17

Óleo de Soja Leve (900 mL) - 1,99

Hamburguer Perdigão (672 g) - 6,98

Café  Melitta Pouch (500 g) - 6,98


- NOVO MUNDO

Queijo prato ou muçarela (Kg) - 17,97

Suco Bela Ischia (1 L - exceto sabor graviola) - 2,98

Pá, Peito ou Acem (Kg) - 13,98

Carne Seca Ponta de Agulha - 14,99

Colaborou Lucas Gayoso

Você pode gostar