Por thiago.antunes

Rio - A negociação do salário na hora da entrevista de emprego requer habilidade e é melhor que seja conduzida no final da entrevista. Antes, o candidato precisa ter bem definido qual será o valor mínimo que ele está disposto a aceitar. Para encontrar o valor adequado da remuneração é necessário pesquisar no mercado de trabalho, e entre amigos, o salário de outros profissionais que ocupem o mesmo cargo, de preferência em empresas do mesmo ramo.

Também é preciso avaliar, tanto as oportunidades de crescimento que a empresa oferece, quanto os treinamentos. E ainda, converter em salário, os valores dos benefícios ofertados, porque tudo que nós deixamos de gastar torna-se um ganho. Confira algumas dicas abaixo que podem ajudar nessa conversa.

Pergunta e resposta

Não tenho experiência em negociar salário no momento da entrevista em processos seletivos. Como devo proceder? 
Gerônimo, Campo Grande

Olá Gerônimo. Quando começar a negociar, pergunte primeiro se há benefícios, plano de carreira, treinamentos para os funcionários e se haverá necessidade de fazer horas extras, para depois perguntar qual a proposta de salário da empresa.

Tenha em mente qual o valor salarial mínimo que você pretende aceitar e ouça a proposta até o final. A recompensa não é composta só pelo salário, ela é um pacote que inclui outros fatores não financeiros. Por isso as oportunidades de crescimento profissional, os treinamentos oferecidos pela empresa, a qualidade de vida envolvida e os benefícios agregados ao cargo devem ser esclarecidos no início da negociação salarial para que não haja dúvidas.

A dica é converter os valores dos benefícios em salário, porque tudo que nós deixamos de gastar é ganho, por exemplo, se a empresa oferecer um plano de saúde, você precisa somar ao salário oferecido o valor que pagaria no por esse plano. Caso a empresa não faça uma proposta salarial, deixe claro que sua expectativa é que a futura remuneração seja maior do que a anterior, em função da experiência acumulada na função.

Além desses, outros fatores, têm peso na escolha de uma vaga: o porte da empresa, o cargo em questão, as oportunidades de adquirir conhecimento, experiência e fazer networking (expandir a rede de relacionamentos na profissão).

Se a proposta da empresa não lhe parecer atrativa, sugiro que você não tome a decisão no momento da entrevista. Você pode pedir um dia para avaliar com calma e responder se vai aceitar o emprego no dia seguinte. Mas não esqueça que outro candidato pode assumir a vaga.

Considerando todos esses pontos em sua avaliação, você tem chances de fazer uma boa proposta e avaliar se a contraproposta do entrevistador é interessante. Por fim, procure demonstrar tranquilidade na hora da negociação. Boa sorte e até a próxima semana.

Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ

Você pode gostar