Por bferreira

Rio - Pela primeira vez na história dos jogos, o Comitê Organizador Internacional (COI) estabelece oficialmente acordo para beneficiar as micro e pequenas empresas do país-sede. Por meio do projeto Sebrae no Pódio, em parceria com o Comitê Rio 2016, as MPEs podem aproveitar as oportunidades apresentadas no cronograma de compras. O orçamento é de aproximadamente R$ 3 bilhões até 2016, conforme descrito no dossiê de candidatura.

Até agora cinco mil empresas e/ou empreendedores já se cadastraram no portal de suprimentos do Comitê. Além de fechar negócios, as MPEs contratadas receberão certificados e registros internacionais, tornando-as habilitadas a fornecer para outros países.

Leia abaixo e saiba como participar.

Por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

“Soube que o Sebrae dá apoio para microempreendedores fornecerem para as Olimpíadas de 2016. Tenho uma empresa de brindes com minha esposa e gostaria de saber o que posso fazer para aproveitar essa oportunidade”.

Marco Aurélio Silva, São Gonçalo

Prezado Marco Aurélio, o Sebrae/RJ realiza, em parceria com Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o projeto Sebrae no Pódio para qualificar potenciais fornecedores. O trabalho é feito em duas frentes: no desenvolvimento de micro e pequenas empresas para fornecerem diretamente ao Comitê Rio 2016 e na qualificação das empresas subcontratadas ou que participam da cadeia produtiva de grandes contratações, ou seja, que podem fornecer para as grandes e médias empresas contratadas.

O seu caso se enquadra em subcontratação, pois todos os produtos de brindes necessitam de licenciamento. Trata-se de uma ótima oportunidade, Marco Aurélio, e até momento, aproximadamente, cinco mil empreendedores/empresários estão cadastrados no portal de suprimentos do Comitê. Desse total, pelo menos 800 participam de algum tipo de concorrência.

Você pode manifestar o seu interesse diretamente no site do projeto www.sebraenopodio.com.br. A equipe fará contato imediato e agendará a visita de um consultor credenciado para aplicação gratuita do diagnóstico na sua empresa. Ele analisará questões relativas a finanças, gestão de pessoas, planejamento estratégico, qualidade e inovação tecnológica. As contratações também exigem indicadores de sustentabilidade e permitem que o Sebrae/RJ apoie os empresários na obtenção das certificações requisitadas. O consultor avaliará se sua empresa está apta ou não para ser fornecedora dos Jogos, de acordo com os parâmetros solicitados. Caso seja necessário, o Sebrae/RJ oferecerá cursos de capacitação para qualificar a empresa junto ao Comitê.

Bons negócios!

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

Você pode gostar