Rio - Maior fabricante de processadores do mundo, a Intel acaba de apresentar algumas novidades já disponíveis aqui no Brasil e outras que estão quase para chegar às prateleiras. Uma ótima invenção, ainda fora de mercado, é o SmartClip, esse sensor adaptado à cadeirinha do bebê aí na foto (1). Ele identifica quando o motorista distraído esquece a criança sozinha no carro — vacilo que já gerou inúmeras tragédias pessoais mundo afora. Se o sujeito sai do carro e o bebê fica lá dentro, o sensor identifica que as portas foram trancadas pelo lado de fora, que o motor não foi acionado e que, portanto, há algo estranho.

O dispositivo imediatamente aciona o celular do motorista e de quem mais estiver cadastrado. O alarme só para de tocar quando o bebê for resgatado. Sem traumas. É a esse tipo de “coisas conectadas à rede” que a gente chama de... “internet das coisas”. Faz sentido, e vem muito mais por aí.
RealSense é a tecnologia que está por trás dessa e de outras novidades, sempre de olho em mobilidade e processamento de informações. É o caso do par de óculos interativo (2). Mobilidade também é o forte do Compute Stick (3), que tem poder de fogo semelhante ao de qualquer PC, tudo compactado a esse pendrive e com direito a um teclado muito simpático. Para usá-los, basta conectar o dispositivo a uma TV. Tentação.
Sobre os computadores, aliás, voltaremos a comentar em breve, mas uma coisa é certa: os “2 em 1” estão bem na foto. São aquelas máquinas com telas destacáveis, ou seja, podem funcionar como notebooks ou como tablets. São lindas, com destaque para os modelos da Asus (4).
>>> Alô, galera dos jogos: o Fit Game Bus, primeiro ônibus de games do Brasil, estará na Feira da Providência, de 25 a 29 de novembro, no Riocentro. O veículo reúne mais de 20 jogadores se divertindo simultaneamente em jogos de Futebol, Luta, Dança, Corrida e RPG, entre outros. Viciante.
FIQUE DE OLHO
Todo mundo ligado em tecnologia deve dar uma espiada com calma no programa da EmTech Brasil, evento gigante que vai rolar nos próximos dias 18 e 19, aqui no Rio. A conversa vai tratar de novidades que vão fazer diferença no dia a dia. Impressão 4D, por exemplo. Você já ouviu falar nisso? Pois haverá demonstração dessa novidade, que produz vestidos como o da foto acima. O grande barato do evento é contar com total apoio do MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que é referência mundial.
As palestras e os debates também vão tratar de áreas diversas, como genoma, tecnologias em roupas e dispositivos, agricultura, água e inteligência artificial. Destaque para o Marcelo Coelho, designer brasileiro e pesquisador do grupo Fluid Interfaces do Media Lab, que vai apresentar materiais vestíveis e interativos. Enfim, é o nosso futuro.
Para mais informações, consulte www.EmTechbrasil.com. A gente se vê por lá.