E mesmo com a crise, esse segmento dá indicações de que vai continuar crescendo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), as vendas de produtos masculinos dobraram nos últimos cinco anos e registraram, em 2014, faturamento de R$ 11, 1 bilhões. De olho nesse mercado, o dono da Papo de Homem Barbearia Club — inaugurada há mais de um ano na Tijuca —, Vicente Gonzalez, já estuda abrir franquia do seu negócio em São Paulo.
“Os homens encontraram um espaço diferenciado. Mantemos a tradição da barbearia, mas em ambiente moderno”, disse ele, que oferecerá descontos nos serviços pelo dia de hoje. O preço dos serviços varia entre R$ 15 e R$ 30. E ao fazer um corte, o cliente ganha uma cerveja. “Aqui é um ponto de encontro. E o tratamento é exclusivo”, diz o cliente Bruno Salmito, 24.
Além de oferecer cerveja, videogame e sinuca, a Barber House, na Freguesia, tem parceria com um estúdio de tatuagem. Dono do empreendimento, Roberto Darze, 33, criou ainda o Dia do Noivo. Até show de banda tem sido atração do espaço. “Sem dúvida vemos uma ascensão desse mercado. Já colocamos a quinta cadeira e atendemos cerca de 120 pessoas aos sábados. Falam que a barbearia parece mais um pub”, contou ele. Os preços variam de R$ 15 a R$ 50.