Sucesso nos negócios: Encare a crise de uma forma mais segura
Não se deixar abater, afastar o pessimismo e se reinventar, pensar diferente e inovar
Por bferreira
Rio - Existe uma máxima que diz: “A crise gera oportunidades, mas é preciso estar pronto para enfrentá-la”. E a frase nunca foi tão utilizada entre os brasileiros como vem ocorrendo ao longo deste ano.
Para quem quer empreender, é importante ficar atento pois a crise econômica atual provoca mudanças de hábitos, rotinas e padrões de consumo na população. E cria novos nichos de mercado.
Publicidade
Não se deixar abater, afastar o pessimismo e se reinventar, pensar diferente e inovar. Todas essas atitudes ajudam a atravessar este momento de enfrentamento da crise. E o potencial do empresário deve estar em buscar o conhecimento e informações para ser bem-sucedido em suas empreitadas.
Abaixo, leia mais sobre o assunto e bons negócios.
Publicidade
Por Cezar Vasquez
PERGUNTA E RESPOSTA
Publicidade
“Em um momento de retração da economia, quais os melhores segmentos a investir?”
Alfredo Lopes, Cascadura
Publicidade
Prezado Alfredo, não há um segmento melhor do que o outro. Empreender é uma decisão que deve ser muito bem pensada, e saiba que todo negócio envolve riscos.
Uma forma de diminuir a insegurança, dependendo do capital que você tem disponível para investir, é optar por franquias. Embora não tenha garantia absoluta, o negócio já contará com a credibilidade de um nome ou marca conhecida no mercado e o apoio do franqueador.
Publicidade
No site da Associação Brasileira de Franchising no Rio de Janeiro (ABF Rio) você encontrará diversas opções de negócios e informações que poderão ajudá-lo a decidir.
Outra dica é pesquisar no site do Sebrae, na seção Ideias de Negócios (www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Tudo-o-que-precisa-saber-para-começar-a-empreender,Ideias-de-Negócio). São mais de 430 ideias classificadas por segmento com detalhes como espaço físico, número de empregados, equipamentos, valor do investimento.
Publicidade
Há também o chamado negócio de comércio de proximidade ou venda de porta em porta, aproveitando seu círculo de relacionamentos, que pode ser uma opção bem interessante.
De qualquer modo, Alfredo, o importante é pesquisar, levantar informações e ficar atento ao mercado para identificar oportunidades.
Publicidade
Realizamos na semana passada, no Riocentro, a Feira do Empreendedor onde foram apresentadas centenas de oportunidades de negócios para um público de quase 30 mil pessoas. Muitas delas já saíram de lá com a empresa aberta.
Em um momento de crise, precisamos atentar para dois aspectos. O primeiro é perceber que, os que trabalham duro com seriedade e comprometimento se destacam daqueles que se acomodam esperando a crise passar. Segundo, a crise gera oportunidades, pois provoca mudanças de hábitos e de padrões de consumo, o que favorece outros nichos e cria novos mercados trazendo novos públicos. Boa sorte.
Publicidade
Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras