Bloqueio do WhatsApp atrapalha negócios e reduz vendas de comércios digitais
Empresário diz que deixou de ganhar R$ 1 mil ontem
Por bferreira
Rio - O WhatsApp ficou fora do ar por um pouco mais de 12 horas, mas foi o suficiente para provocar comoção geral entre os usuários. O bloqueio também prejudicou os negócios de empresários que usam o aplicativo como ferramenta de trabalho, gerando perda de vendas. O desembargador Xavier de Souza, da 11ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), determinou ontem o restabelecimento do aplicativo no país. Também houve reflexo em países vizinhos, principalmente Argentina e Chile.
O bloqueio, que afetou os usuários entre meia noite de quinta-feira e o começo da tarde de ontem, foi imposto porque o WhatsApp não atendeu a uma determinação judicial de 23 de julho. Em 7 de agosto, a empresa foi novamente notificada e houve fixação de multa em caso de não cumprimento. Como, ainda assim, a companhia não atendeu à determinação, o Ministério Público requereu o bloqueio dos serviços por 48 horas, com base na lei do Marco Civil da Internet.
As operadoras de telefonia informaram, representadas pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), que lamentaram o transtorno gerado aos usuários. “Reafirmamos nosso compromisso com as leis brasileiras e lamentamos profundamente o transtorno gerado pela medida aos nossos clientes, causada por problemas alheios à conduta das prestadoras, que sempre foi no sentido de cumprir a legislação e a regulação brasileira”, diz comunicado da entidade.
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A auxiliar administrativa Tatiana Oliveira, 36, comemorou a volta do aplicativo com empolgação com as amigas Rejane e Pâmella. “Faço parte de vários grupos, até mesmo de mães da escola da minha filha. É uma forma de facilitar e resolver problemas, além de estar mais presente”, disse.
“Perdi R$ 1 mil em vendas ontem”
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O empresário Douglas Monteiro, dono do site de vendas de acessórios para a câmera GoPro (www.tpgpro.com.br), deixou de ganhar R$ 1 mil em vendas com o bloqueio do WhatsApp ontem. “Venda perdida não se recupera, não adianta reclamar agora. Mas me atrapalhou muito. Além de comercializar pelo aplicativo, eu troco informações e falo com os fornecedores também. Achei muito injusta essa decisão”, desabafou.
O mesmo aconteceu com Julia Manhaes, dona do Ateliê Valentinas. Ela conta que 80% das vendas são feitas por meio do aplicativo.
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“Prejudicou muito. Perdemos vendas importantes, ainda mais nessa época do ano. Sorte que não durou muito tempo. Porque não sei como iríamos fazer para contornar essas perdas a longo prazo”, explicou Julia.