Sucesso nas Finanças: Levantamento de gastos auxilia empresa

O controle das despesas e receitas é imprescindível para uma empresa, pois é assim que o empresário pode controlar entradas e saídas

Por felipe.martins , felipe.martins

Rio - O controle das despesas e receitas é imprescindível para uma empresa, pois é assim que o empresário pode controlar entradas e saídas. O livro caixa é um mecanismo bem simples que, se aplicado, pode auxiliar. Porém, melhor que livro caixa é ter um controle detalhado com levantamento prévio de tudo o que é gasto na empresa, sejam custos envolvidos com os produtos ou as despesas para manter a empresa funcionando.

No livro caixa só será colocado o que de fato já ocorreu, não podendo assim controlar e saber de maneira detalhada as despesas e futuras receitas. O levantamento de dados mostra no que se gastou e deve ser feito por quem conhece as rotinas da empresa. Isso garante um planejamento adequado para tomada de decisões.

PERGUNTA E RESPOSTA

“Preciso fazer um controle de caixa urgente. Não sei onde estou tendo as maiores despesas na minha loja. Um livro caixa resolve ou existe algo mais atual para controlar isso “?Alex Demetrio, Lins

Alex, bem mais que um controle de caixa, hoje o que você realmente precisa é de um levantamento detalhado de tudo que sua loja gasta e recebe. Tudo mesmo. Não deixe nem a coisa considerada mais insignificante de fora, pois disso vai depender o seu crescimento como empresa. Busque detalhar e separar todos os gastos e receitas.Quando você conseguir fazer isto, estará no inicio do seu trabalho.

Após este levantamento, começamos a verificar o que pode ser mudado, que coisas podemos economizar ou o que devemos melhorar. Seja na conta de luz, telefone ou a compra com outros fornecedores. Para assim, então, no dia a dia, verificar o que pode ser implementado para reduzir os gastos e desonerar o caixa da empresa.

Claro que não é um trabalho fácil. Isso vai exigir bastante esforço, principalmente para quem nunca fez. Mas é extremamente importante conhecer os custos de uma empresa. Só assim , depois desse primeiro momento de organização, digamos que ‘de faxina’, poderemos então conseguir as rédeas para a tomada de decisão segura e eficaz. Gerenciar estas informações é até mais importante do que o próprio levantamento.

A perda de tempo neste momento pode significar no futuro uma economia considerável. Para colocar em prática, você deve começar separando tudo no primeiro mês. Vá organizando de maneira gradativa, com bastante cautela. Não deixe nada para trás, quanto mais detalhes melhor.

Esse planejamento também pode ser feito antecipadamente, ou seja, antes de ocorrerem as despesas e receitas. Acompanhe o planejamento mês a mês. Criando até mesmo no Excel uma planilha simples para esse controle. Envolver as pessoas que trabalham para você, para um planejamento adequado, pode ajudar e muito. Agora vamos lá. Bom trabalho!

Roberto Dias do Amaral é coordenador em Ciências Contábeis da Estácio de Sá.

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