Por felipe.martins, felipe.martins
Rio - Parceria entre o governo do estado e o Ministério do Trabalho vai reduzir o tempo de espera dos trabalhadores do Rio para o recebimento do seguro-desemprego. Pelo acordo, treze postos do Sine (Sistema Nacional de Emprego no Rio de Janeiro) passarão a atender os trabalhadores. Atualmente, o serviço só era possível em cinco agências do Poupa Tempo, do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). Com a medida, a partir de 1º de fevereiro, os agendamentos subirão de cerca de 1.500 para 4.696 trabalhadores por dia.
A ampliação dos postos faz parte de pacote de medidas para acelerar o recebimento do benefício, conforme O DIA revelou em sua edição do dia 17.
Publicidade
A parceira se soma a outras medidas já implantadas, aumentando o número de dias disponíveis para agendamento, de 7 para 14 dias, e reduzindo o tempo médio de atendimento, em todas as unidades, de 20 minutos para 15 minutos.
O anúncio da inclusão no Sistema SAA foi feito ontem pelo superintendente do MTPS no Rio de Janeiro, Robson Leite, e pelo secretário de Estado de Trabalho e Renda, Arolde de Oliveira, na sede da Superintendência no Centro do Rio. O superintendente afirmou que espera “zerar as filas no atendimento até março” com a entrada do SINE/Setrab no agendamento via Web.
Publicidade
Arolde explicou que a meta é dar atendimento de qualidade ao usuário. “Hoje estamos operando com oito postos do município, dez do ministério e 13 da Setrab. Isso será importante para termos qualidade e acabar com o sofrimento do trabalhador nas filas”, garantiu.
Para os 18 postos que a Setrab mantém em convênio com as prefeituras nas demais regiões do estado, está mantido o sistema de pronto atendimento em que o trabalhador vai direto à unidade. Como alerta ao usuário, a secretaria informa que todo serviço é totalmente gratuito.
Publicidade
Para acessar o serviço, o trabalhador deverá entrar no link http://saa.mte.gov.br/ e agendar. As unidades (http://www.rj.gov.br/web/setrab) funcionam de 8h30 até às 17 horas.
Marcação pela web

A secretaria atende, ainda, em cinco unidades do Rio Poupa Tempo (três no Rio de Janeiro, uma em São João de Meriti e outra em São Gonçalo). Estas já estão funcionando pelo SAA do MTPS com agendamento pela internet (http://saa.mte.gov.br/). Os postos do Rio Poupa Tempo fazem apenas Seguro-Desemprego e Carteira de Trabalho.
Publicidade
Além dos postos Sine-RJ, o trabalhador pode, ainda, agendar sua solicitação em um dos dez postos do próprio ministério pelo SAA via internet (http://saa.mte.gov.br). O usuário deve buscar a vaga pela Web ou pelo telefone 158.