Por marlos.mendes
 Quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano precisa ter atenção redobrada na hora de fazer a redação, que agora sofrerá uma correção mais rígida em relação às edições anteriores. O exame será realizado nos dias 26 e 27 de outubro.
Batendo o recorde, este ano 7,8 milhões de candidatos se inscreveram para as provas, que podem garantir acesso a universidades públicas e particulares. Na Estácio, que oferece vagas para cursos de Graduação Tradicional e Tecnológica, nas modalidades presencial e a distância, candidatos aprovados no exame ficam dispensados do Vestibular (exceto para o curso de Medicina) e não pagam taxa de inscrição.
Publicidade
Com 40 anos de experiência e mais de 70 unidades em todo o Brasil, a Estácio oferece mais de 80 cursos (presenciais e a distância), com orientação de carreira, encaminhamento para o mercado e parcerias internacionais.
Uma boa dica para aproveitar a oportunidade de entrar numa instituição como esta é evitar desvios gramaticais nas redações, uma das novidades na correção desse ano. Só serão aceitos excepcionais e que não caracterizem repetição.
Publicidade
A expectativa é de que uma a cada três redações irá para um terceiro corretor (antes o índice era de aproximadamente 21%). Isso ocorrerá quando houver discrepância de mais de 100 pontos entre os dois primeiros corretores. No ano passado, a discrepância tinha que ser de mais de 200 pontos para que fosse encaminhado a um terceiro avaliador.
O edital também prevê maior rigor para os corretores, que terão mais horas de capacitação e serão acompanhados e avaliados. Eles poderão ser dispensados inclusive durante a correção.
Publicidade
Ponte para Benefícios
Criado em 1998, o Enem tem suas notas usadas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para o candidato pedir bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e solicitar benefícios do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). No primeiro dia, será a prova de ciências humanas e da natureza. No segundo dia, os candidatos passarão pelo teste de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática .
Publicidade