Todas as ocupações têm uma história rica e detalhes cotidianos pouco conhecidos que as tornam mais especiais. Para entreter e informar nossos leitores, o Dia Online traz, em parceira com a Estácio, textos semanais com curiosidades e informações interessantes sobre as profissões mais conhecidas e procuradas, e também sobre o mundo do trabalho em geral. Essa semana nós falamos sobre Pedagogia, que se ampliou muito no universo online. Quase a metade dos alunos (47,8%) que buscam graduação a distância querem se tornar professores.
O dado foi apresentado no Censo da Educação Superior, elaborado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Para entender melhor o perfil desses estudantes, a Fundação Victor Civita fez um novo estudo, que mostrou que 67% dos alunos que cursam Pedagogia a distância já trabalham na área da Educação.
A Pedagogia abrange diversas disciplinas, divididas em três grupos principais: filosóficas, científicas e técnico-pedagógicas. Elas incluem temas como metodologia de ensino, legislação, psicologia e sociologia. Ao fim, o estudante fica habilitado para lecionar na educação infantil, ensino fundamental, supervisão ou direção escolar e orientação educacional.
Mas não só quem quer ser professor pode estudar pedagogia. É uma área que também interessa pais, psicólogos, monitores, orientadores, funcionários de ONGs, museus, brinquedotecas, bibliotecas, mídias educativas, e quem trabalha com pesquisa, produção de material pedagógico e políticas educacionais. Envolve todo o processo de aprendizagem das pessoas, com base na reflexão e produção de conhecimentos.
A Estácio oferece a graduação em Pedagogia, tanto na modalidade presencial quanto a distância. Como os cursos a distância tem mais flexibilidade de horários, na Estácio, para esta modalidade, é possível iniciar as aulas em quatro meses diferentes do ano: março, maio, agosto e outubro. É preciso agendar o processo seletivo em um dos polos presenciais da Estácio. Logo após a matrícula, o aluno receberá em casa o material didático, e passará a ter acesso aos professores, laboratórios e bibliotecas dos polos.