Por marlos.mendes

Todas as ocupações têm uma história rica e detalhes cotidianos pouco conhecidos que as tornam mais especiais. Para entreter e informar nossos leitores, o Dia Online traz, em parceira com a Estácio, textos semanais com curiosidades e informações interessantes sobre as profissões mais conhecidas e procuradas, e também sobre o mundo do trabalho em geral. Essa semana falamos sobre enfermagem, uma das profissões que mais exportam brasileiros para vários países.

No contingente de 200 milhões de imigrantes internacionais, os profissionais qualificados têm lugar especial. Mas a demanda por enfermeiros e médicos é uma das maiores em vários países, e a procura só vem aumentando nos últimos 10 anos. Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, China, Hungria, Índia, Irlanda, Nova Zelândia, Noruega, Cingapura, Eslováquia, Eslovênia, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos são alguns dos países que importam esses profissionais.

Flórida e Canadá são os estados dos EUA com a maior demanda por enfermeiros qualificados. O salário está, em média, de 69.110 dólares por ano (ou cerca de R$ 140). A busca por enfermeiras na Austrália inclui especialistas em cirurgia e saúde mental. O salário começa em 55.617 dólares australianos (cerca de R$ 118 mil) por ano. Este ano, a Áustria divulgou lista com 14 tipos de profissionais de enfermagem procurados, nas áreas cirúrgicas, psiquiátrica e pediátrica. Enfermeiros geriátricos, de cuidados paliativos e de atenção à urgência são contratados na Bélgica. Na Alemanha, há postos para enfermeiros geriátricos qualificados. No Reino Unido, a busca é por quem atua com cuidado intensivo neonatal e em centros cirúrgicos.

Uma pesquisa conduzida pela psicóloga da Fundacentro, Tereza dos Santos, em 2012, mostrou que no ambiente de trabalho dos enfermeiros, é preciso ter rapidez, saber trabalhar sob pressão e ser rápido na tomada de decisões. Na Estácio, o curso dura quatro anos e prepara o estudante para todas essas demandas. Vários diferenciais, como parcerias com empresas, infraestrutura de ponta e professores gabaritados, tornam o curso ainda mais atrativo.

Você pode gostar