Professor fala como candidatos devem se comportar nas provas do Enem

Diretor de rede de colégios pede que estudantes evitem terminar os exames antes do prazo estipulado

Por paulo.gomes

Professor Alexandre Crispi lembra que os candidatos devem ler cada questão no mínimo duas vezesDivulgação

Rio - Neste final de semana, mais de 7 milhões de estudantes farão em todo o país as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Durante cerca de cinco horas (período de duração dos exames) estarão em jogo todo o ano destinado a preparação para as provas. O professor Alexandre Crispi, diretor e fundador da rede de colégios Alub, mostra como os candidatos devem se proceder para ter sucesso no exame.

"Eles (candidatos) têm que tentar aproveitar e não sair antes da prova. Se ele sai meia hora antes, ele perde questões que poderia revisar, rever aquela questão que ficou em dúvida. No domingo, não comece a prova pela redação. O aluno está mais nervoso e isso pode atrapalhar. Deixe a redação mais para o meio", diz.

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. Em 18 estados, o horário está diferente do da capital federal e os estudantes precisam acertar o relógio. É bom lembrar que nos finais de semana é menor o número de ônibus, trem e metrô circulando.

Para fazer a prova, é preciso apresentar documento de identidade com foto e ter em mãos uma caneta preta, revestida com material transparente, para preencher o cartão de respostas.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia