Por karilayn.areias
Rio - As duas melhores escolas do Brasil no ranking da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), são do Rio de Janeiro. O campeão é o tradicional Colégio de São Bento, no Centro, que obteve 810,53 pontos, na escala que vai até 1.000, à frente de 11.239 escolas públicas e privadas que participaram da avaliação. A segunda maior média brasileira (798,35) ficou com o Colégio Cruzeiro. Entre as 20 escolas com as maiores notas na Redação, oito são cariocas e todas particulares. 
Publicidade
O levantamento feito pelo MEC, que desconsidera as notas da redação e leva em conta apenas o desempenho nas provas objetivas, o Rio perdeu posições para escolas mineiras e paulistas. Entre as públicas no ranking geral, o Colégio de Aplicação da UFRJ, o Pedro II (unidade Niterói) e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Fiocruz) conquistaram as três primeiras posições no estado. Fundada por monges beneditinos há 155 anos, o São Bento, voltado exclusivamente para o ensino de garotos, abrirá suas portas para o público feminino a partir de 2015.
Segundo a supervisora pedagógica Maria Eliza Penna Firme, a abertura do ensino para meninas será gradativa. Inicialmente, metade das vagas será aberta para garotas no 1º ano do Ensino Fundamental e na 1ª série do Ensino Médio. Não haverá ampliação de vagas. As novas alunas vão disputar de igual para igual as cadeiras com os meninos.
Publicidade
A novidade agradou os alunos. “Acho que vai refletir a realidade. Tem colégios ótimos que têm menino e menina”, aprova Lucas Brandão, 17 anos. Outra mudança será a instalação de uma unidade na Barra da Tijuca. “Vamos manter a mesma qualidade acadêmica. Ela deverá ser aberta em 2018 para atender alunos da região que têm extrema dificuldade de deslocamento”, diz Maria Eliza.
Resultado do exame mostra abismo entre o ensino público e o privado
Publicidade
O resultado do Enem confirmou mais uma vez a distância que separa o ensino público do privado. Na lista das cem melhores escolas do Estado do Rio, há apenas oito públicas, e todas federais. No extremo oposto, entre as cem unidades com os piores desempenhos, 95 são estaduais, quatro particulares e uma municipal.
A Secretaria Estadual de Educação afirmou que ainda não analisou essa situação, mas ressaltou que o Rio obteve a quinta melhor colocação entre as redes estaduais de todo o Brasil. As escolas da rede estadual conseguiram também a segunda melhor média do país em Redação. Entre as escolas estaduais com melhor desempenho, os destaques foram o Colégio Estadual José Leite Lopes, o Nave, na Tijuca, e o e C.E. Comendador Valentim dos Santos Diniz, o Nata, em São Gonçalo.
Publicidade
As duas fazem parte do programa Dupla Escola- Ensino Médio Integrado que une a formação geral (conteúdos da Educação Básica) à formação técnica (preparando para o mercado de trabalho). Só foram divulgadas médias das escolas com participação igual ou superior a 50%.
Publicidade