Por paloma.savedra

Rio - A greve unificada dos profissionais da Educação das redes estadual e municipal, que começou na manhã desta segunda-feira, teve forte adesão nas áreas de comunidades da Zona Oeste e Leopoldina. Segundo funcionários, a paralisação nas escolas municipais foi de 100% e de 50% no asfalto destas regiões.

Ainda de acordo com os professores, a adesão foi menor na Zona Sul, o que não chegou a interromper as aulas. A única unidade que optou pela paralisação total foi a Escola Municipal José de Alencar, em Laranjeiras.

Na Escola Municipal Senador Corrêa, também em Laranjeiras, a direção colou no portão o nome dos professores faltosos.

Coordenador geral da Região 1 do Sepe, Haroldo Teixeira, frisou que a greve não está sendo realizada pela direção do sindicato. "A greve é da categoria. Por isso estamos visitando as unidades e conversando com os educadores que ainda não aderiram".

Rede estadual tem adesão maior que o ano passado

Na rede estadual, a adesão é maior que a do ano passado, embora o governo destaque que apenas 0,2% dos profissionais participaram da paralisação, o equivalente a 218 dos 75 mil professores.

O sindicato afirma que o estado e o município tem descumprido temas, principalmente pedagógicos, e que há pouco avanço nas medidas adotadas desde o fim da greve de 2013. Profissionais do estado pedem uma matrícula por escola, tempo para planejamento de aulas, redução de 40 para 30 horas, entre outros pontos discutidos pela categoria. O estado argumenta que já apresentou proposta acima da inflação. 


Você pode gostar