Por thiago.antunes

Rio - A UFRJ é a segunda melhor universidade do país, logo atrás da USP, que lidera na América Latina. Os dados são do ranking de 2014 da consultoria internacional Center for World Universities Ranking (CWUR) divulgado neste mês. Duas instituições cariocas também aparecem entre as dez mais bem avaliadas no Brasil, a Uerj (8º) e a UFF (9º). Entre as mil instituições selecionadas no mundo, 18 são brasileiras. Todas são públicas.

Universidade Federal do Rio de Janeiro é eleita a segunda melhor do paísPaulo Araújo / Agência O Dia

Primeira a aparecer no ranking mundial, a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, atingiu a pontuação máxima entre os critérios de avaliação, com 100 pontos. Entre as dez primeiras, mais oito instituições são norte-americanas, e duas da Grã-Bretanha, com Oxford figurando em quinto na tabela.

A CWUR utilizou oito critérios: qualidade do ensino, grau de empregabilidade dos ex-alunos, prêmios ganhos por acadêmicos, número de estudos publicados, grau de influência no mundo acadêmico, citações da universidade em outros trabalhos, impacto geral da universidade no mundo, e número de patentes criadas a partir de estudos da universidade.

Você pode gostar