Instituto promove ação para divulgar cursos gratuitos na Baixada Fluminense

Objetivo foi despertar a população para os cursos gratuitos oferecidos no instituto em Nilópolis e divulgar a cultura e a ciência na região

Por nicolas.satriano

Rio - Professores, servidores e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) promoveram, no fim da tarde desta quarta-feira, o segundo IFRJ em Movimento, em Nilópolis, na Praça Vereador Orlando Hungria (Praça do Estudante), na Baixada Fluminense. O principal objetivo do evento foi despertar a população para os cursos gratuitos oferecidos no instituto em Nilópolis e divulgar a cultura e a ciência na região.

Foram oferecidas diversas atividades como oficinas de Libras e biologia, atividades sobre educação alimentar, cooperativa de reciclagem, além do incentivo à doações de livros. De acordo com a professora e organizadora da IFRJ em Movimento, Giselle Rôças, as pessoas não sabem da existência da instituição e muitas têm preconceito pelo fato de a instituição ser na Baixada Fluminense.

"A gente tem três campi na Baixada Fluminense: Caxias, Mesquita e aqui em Nilópolis, e a população não conhece. Queremos que as pessoas venham se inscrever e queremos mostrar também como isso tudo está integrado. Há um certo preconceito porque a instituição é na baixada e as pessoas acham que o ensino vai ser mais fraco e quando conhecem a instituição elas percebem que não é isso", explicou ela.

Segundo a professora, no primeiro movimento, a equipe do IFRJ recebeu cerca de 300 pessoas, e a expectativa para o evento de hoje é que mais pessoas visitem o espaço.

Durante a programação, os alunos e professores vão fazer mostra de insetos e bactérias, apresentações culturais e exposições de matemática. São oferecidos alguns cursos como o de mestrado em ensino de ciência, lato sensu em gestão ambiental, e linguagens artísticas, licenciaturas em química, física e matemática, bacharelado em produção cultural, além de cursos do ensino médio técnico.

Há diversas formas de ingresso no IFRJ. "Seja por meio do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], do Sisu [Sistema de Seleção Unificada] e alguns cursos se dão por processo seletivo interno", explicou Giselle Rôças. O instituto atende a cerca de 15,6 mil alunos e oferece 32 cursos de ensino médio técnico, 19 cursos de graduação, oito cursos de especialização e quatro de mestrado.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia