Rio - Há mais de 35 anos, a professora Maria Barbosa, de 63 anos, percorre os mesmos cinco quarteirões que separam a sua casa da Escola Municipal Pedro Moacyr, em Padre Miguel, onde leciona. Ex-aluna da instituição, ela ainda não pensa em se aposentar, e recebe nesta quinta-feira, junto com outros 29 docentes, um troféu em homenagem aos profissionais que se dedicaram por mais de 25 anos e permanecem em atividade na rede pública.
Entre a casa e sala de aula, Maria acompanhou o crescimento do bairro, mas ainda cruza pelo mesmo mercadinho da Rua Luxemburgo. “Desde criança eu brincava de professora com as minhas amigas. É questão de vocação e identificação com a escola. Apesar dos problemas, me sinto realizada quando vejo o aluno aprender”, disse. Sobra experiência para Branca Lima, 62, outra premiada. “Capacitar o professo e dar oportunidade de ele crescer é a chave para uma educação de qualidade”.
Premiação anual
Segundo a Secretária Municipal de Educação Helena Bomeny, o prêmio passará a ser entregue anualmente. “A intenção é valorizar o professor que continua trabalhando, porque sabe que a escola é melhor com ele. É um exemplo para os mais novos”, afirmou.
O prêmio Prêmio Professor Carioca 2014 será entregue amanhã no Clube Monte Líbano, no Leblon. Em comemoração à semana do professor, todos os 42.529 docentes da rede municipal receberão um vale que poderá ser trocado por um livro.