Por thiago.antunes

Rio -  A rede estadual de ensino do Rio bateu um recorde histórico de pretendentes este ano. Em pouco mais de uma semana, a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) recebeu 100 mil inscrições para suas unidades — uma média de 10 mil cadastros por dia. A procura, segundo a superintendente de Planejamento e Integração das Redes da Seeduc, Anna Paula Velasco, se deve a dois motivos.

Um, o maior esforço de divulgação da fase de pré-matrícula, que é feita somente pela internet desde 2012. E o outro, o bom desempenho da rede nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Isso é também graças aos resultados que a rede pública conquistou, saindo do 15º (em 2011) para o atual 4º lugar”, avalia Anna Paula.

Um novo perfil de aluno também têm batido à porta das escolas estaduais e disputado as vagas junto à massa já aguardada de inscritos: os estudantes vindos de colégios particulares. Em 2014, eles já representavam 10% dos matriculados. “Estamos falando de um universo de 18.349 candidatos vindos da rede privadaeste ano”, ilustra o subsecretário de Gestão de Ensino, Antônio Vieira Neto.

Ele destaca que do ano passado para este, já se configurou um aumento de 20% na preferência desses candidatos pelas unidades do estado. “Não cremos que se deve à ampliação do atendimento da rede estadual no Ensino Médio. Continuamos com o mesmo número de unidades”, justifica.

A tese de Antônio Neto se concentra na melhoria do déficit de profissionais de Educação — que segundo ele, vem sendo suprido desde 2009 —, e na oferta de novas modalidades de ensino.“Hoje temos escolas que trabalham o Ensino Médio com o profissionalizante, o que se reverte em empregabilidade para o jovem, e isso cativa as famílias. Famílias da nova classe média que tinham filhos na rede particular, tendem a usufruir e cobrar mais dos serviços públicos, já que não querem perder o padrão de vida conquistado.” Inscrições até dia 1º em www.matriculafacil.rj.gov.br.

Reportagem de Luiza Gomes

Você pode gostar