Por luis.araujo

Rio - Em meio a amplas obras para os Jogos Olímpicos de 2016, a Prefeitura do Rio vem tendo problemas com os recursos das escolas municipais e, com isso, acabou deixando as unidades sem uniforme para os alunos. Segundo denúncia enviada ao WhatsApp do DIA (98762-8248), os kits escolares da rede pública só foram entregues na última semana de maio, mesmo as aulas tendo começado no início de fevereiro.

No pacote do ensino fundamental os alunos recebem lápis, borracha, apontador, régua, giz de cera, cola e caderno de desenho. As crianças da educação infantil ainda receberam lápis de cor e canetinha. No entanto, em todos os pacotes dos estudantes, faltaram uma blusa, um short, uma calça e um casaco com as cores da prefeitura e a logo da rede municipal.

Circular informa que alunos sem uniforme podem circular nas escolasWhatsApp O DIA (98762-8248)

Ainda de acordo com a denúncia, a Secretaria Municipal de Educação encaminhou uma circular para as escolas avisando que os alunos não poderiam perder aula e nem serem enviados de volta para casa se não estivessem trajando os uniformes. "Sr. Diretor, ressalto que nenhum aluno poderá deixar de assistir aula, voltar para casa, ou ser advertido por não estar devidamente uniformizado", revela trecho do documento.

Em outra parte da circular, o órgão informou que os alunos poderiam à escola ir de camiseta, camisa com manga, short ou calça e revelou que a 'justificativa fundamentada, no momento, é que a entrega do uniforme só será realizada no segundo semestre de 2015'. Procurada, a assessoria da Secretaria Municipal de Educação informou em nota que não existe falta de uniformes para os alunos já matriculados na rede, que contam com os materiais entregues no segundo semestre do ano passado.

Confira na íntegra a justificativa

A Secretaria Municipal de Educação informa que não existe falta de uniformes para os alunos já matriculados na rede, que contam com os materiais entregues no segundo semestre do ano passado. Os novos uniformes serão entregues ao longo do segundo semestre deste ano. Já os novos alunos, que estão entrando na Rede Municipal pela primeira vez em 2015, receberam os uniformes nos primeiros dias do ano letivo.

A SME esclarece, ainda, que devido ao tamanho e dinamismo da rede municipal, com matrículas e exclusões sendo realizadas durante todo o ano letivo, eventualmente situações pontuais sobre falta de materiais podem ser identificadas, porém, são imediatamente solucionadas. Todas as unidades escolares são orientadas a comunicar sua Coordenadoria Regional de Educação em caso de necessidade, para que medidas estratégicas possam ser adotadas.

Reportagem de Luis Araujo

Você pode gostar