Por paulo.gomes
São Paulo - A onda “gourmet” que invadiu o País não ficou restrita apenas aos restaurantes e às lanchonetes. O requinte ao preparar os alimentos chegou também às cozinhas residenciais. E, agora, já não basta ter uma ilha para o fogão, é preciso mais. “O problema é a banalização do termo ‘gourmet’, que não se adequa aos diferentes tipos de estilo de vida dos moradores. Hoje, a gastronomia oferece muitas formas de preparar os alimentos e o fundamental é adaptar a configuração da cozinha”, diz Emmanuel Bassoleil, chef francês responsável pela área de alimentos e bebidas do Hotel Unique, incluindo o restaurante Skye.
O perfil de uma família numerosa exige eletrodomésticos grandes e robustos. A presença deles traz a característica brasileira para a cozinhaDivulgação

Segundo Bassoleil, que esteve presente no lançamento da nova coleção da marca Ornare, o projeto da cozinha precisa ainda atender às necessidades dos moradores, sendo um local prático e repleto de funcionalidade. Listamos abaixo os cinco perfis apontados pelo chef como sendo os novos horizontes das cozinhas. Veja em qual você mais se encaixa.

1– Comida brasileira
Publicidade
A cultura é predominante. Elementos como frutas típicas e cores da natureza são valorizadas neste projeto. A cozinha ganha tons de frutas como o açaí e a goiaba, sempre com texturas valorizadas – a mistura do fosco com o brilhante é um exemplo. O estilo busca atender aos desejos de uma família numerosa, o que significa apostar em mesas anexas à bancada, ambientes integrados e eletrodomésticos de tamanho grande.
Publicidade
2 – Fast Food
Praticidade é palavra de ordem nesse conceito voltado a jovens casais focados no trabalho e com pouco tempo disponível, onde refeições rápidas, sucos e saladas predominam. A cozinha é repleta de equipamentos multifuncionais (centrífugas e multiprocessadores) e a geladeira tem espaço maior para o freezer. “O uso de armários basculantes e gavetas divididas é um recurso ideal paar trazer funcionalidade. Outra característica que traz ar despojado é a ousadia nas cores e formas”, diz Ruy Ohtake, arquiteto.
Publicidade
3 – Slow Food

As pessoas neste perfil contam com tempo disponível, gostam de oferecer jantares e receber amigos. Tal estilo de vida demanda uma “cozinha-de-estar”, com mesas anexas, bancos, muitas prateleiras e itens (vinhos e taças) em exposição. “A cozinha está cada vez mais presente em nosso dia a dia e vem se transformando no coração da casa, algo até agora pouco comum no Brasil”, completa o arquiteto Guto Indio da Costa.

A chamada ‘cozinha-de-estar’ tem mesas anexas%2C ilhas na cozinha e muita interação ao redor da pia. Fique de olhoDivulgação

4 - Zero km

O aspecto fundamental da proposta “Zero Km” é usar produtos orgânicos e locais (o que evita gastos com transporte e embalagem). Isso implica em uma cozinha bastante funcional e integrada. Pais e filhos participam do preparo dos alimentos e uma bancada grande é bem-vinda. O projeto é interessante para casais de 25 a 35 anos. “A integração neste modelo exige soluções que aumentem o espaço do ambiente. Uma ideia é apostar em prateleiras e armários e liberar a bancada”, afirma Marcelo Rosenbaum, designer.

5 – Gastronomia Molecular
Publicidade
Fãs do uso de técnicas sofisticadas na gastronomia (com equipamentos comuns em laboratórios) se preocupam em criar uma experiência durante as refeições. Para isso, há mistério até mesmo durante o preparo dos alimentos. Armários fechados e cores modernas invadem o ambiente, além de haver espaço para pequenos utensílios e diferentes equipamentos espalhados pelas bancadas e prateleiras.
As informações são de Bruna Bessi