Por paulo.gomes

São Paulo - Criar um quarto funcional, confortável e apaixonante para as meninas não é sinônimo de muito cor-de-rosa, espaço para bonecas e frufrus. Antes de mais nada é preciso entender as preferências e necessidades de pais e filhos. “O papel do profissional é escutar os dois lados e encontrar um denominador comum. Mas levar em consideração o que a criança gosta é muito importante, afinal é ela quem vai habitar o cômodo”, explica a arquiteta Karina Korn.

GALERIA: Conheça outros projetos e se inspire na decoração do quarto para garotas

Segundo ela, o uso das cores de forma alegra e lúdica, a facilidade para organizar e acessar os brinquedos, além do conforto são elementos essenciais para garantir elas aproveitem bem o espaço. Para evitar que o ambiente fique óbvio ou cansativo, a arquiteta Débora Dalanezi sugere fugir dos tons bebê e chiclete, que são muito infantis e enjoam facilmente. “Gosto do rosa antigo. Misturar com vinho também é uma boa solução”.

O estilo usado na decoração deve combinar com a personalidade do jovemDivulgação

Outra boa dica é apostar em tecido nas paredes, em vez de papel ou tinta. “Como as crianças crescem e a decoração do quarto irá mudar no máximo em 10 anos, o tecido, mesmo que pouco durável, se torna uma opção viável”, explica Débora. A grande vantagem é poder usar o mesmo material na roupa de cama ou para forrar caixas. Assim, tudo no quarto combina. Mas não exagere. Aposte em tons complementares e composês de tecidos lisos e estampas para quebrar a monotonia.

Apesar de ser essencial planejar uma cama confortável (preferencialmente com bicama), um espaço para estudos, nichos para os brinquedos e um guarda-roupa prático (com área reservada às fantasias e acessórios), encher o quarto de móveis não é uma boa ideia. Lembre-se que as crianças precisam de área livre para brincar e receber as amigas.

A tonalidade vibrante do rosa aparece em diversos pontos da decoração%2C mas existe a base branca de contrapontoDivulgação

Móveis no tamanho adequado à idade e tapetes também ajudam a tornar o espaço mais atrativo. Assim como espelhos posicionados em lugares estratégicos, como portas de armários ou paredes, que dão asas à fantasia e à vaidade feminina. Investa ainda em um bom projeto de iluminação, tomando cuidado para não deixar muitas sombras que atrapalhem as brincadeiras.

As informações são de Maria Silvia Ferraz

Você pode gostar