Por adriano.araujo

São Paulo - Estampas de xadrez, floral, listrado e chevron no mesmo ambiente parecem muita informação, mas se forem coordenados de maneira correta podem resultar em uma decoração surpreendentemente linda e única. Prova disso foram alguns dos ambientes propostos na mostra da loja Quartos&Etc., realizada em São Paulo, no início deste mês.

Uma das mais ousadas foi a arquiteta Suzana Scherman, que apostou em uma "descombinação" mais do que acertada, envolvendo mais de cinco estampas diferentes. O segredo, segundo ela é seguir uma linha de raciocínio, baseada na mesma cartela de tons. "Não dá para combinar um listrado azul marinho com xadrez rosa e verde limão, por exemplo.” Para facilitar na escolha, Suzane ensina um truque. “Jogo todos os tecidos juntos sobre a mesa para ajudar a visualizar o todo. É assim que, muitas vezes, você vê que o xadrez com floral pode dar certo."

Zize Zink apostou no vermelho e branco para ousar na combinação de estampas neste quarto infantilDivulgação

Manter a mesma base de cor foi o método usado pelos arquitetos Luiz Otávio Debeus e Thiago Seferian, que projetaram um quarto de adolescente na mostra. “Se a ideia é usar muitos padrões gráficos é importante que a cor de fundo seja a mesma para que estes fiquem em sintonia.”

Outra dica é suavizar no restante da decoração quando houver excesso de estampas. Assim, o ambiente não fica sobrecarregado visualmente e o cuidadoso trabalho de harmonização dos padrões sobressai.

O Quarto da Mulher Solteira Moderna%2C projetado pela In House%2C combina estampas animais com papel de parede de borboletas. Repare no fundo escuro de ambosDivulgação

Com informações de Marcela Zanetti

Você pode gostar