Saiba como combinar estampas e cores no quarto

Confira ambientes e dicas que vão fazer você perder o medo de ousar na decoração do espaço

Por adriano.araujo , adriano.araujo

São Paulo - Estampas de xadrez, floral, listrado e chevron no mesmo ambiente parecem muita informação, mas se forem coordenados de maneira correta podem resultar em uma decoração surpreendentemente linda e única. Prova disso foram alguns dos ambientes propostos na mostra da loja Quartos&Etc., realizada em São Paulo, no início deste mês.

Uma das mais ousadas foi a arquiteta Suzana Scherman, que apostou em uma "descombinação" mais do que acertada, envolvendo mais de cinco estampas diferentes. O segredo, segundo ela é seguir uma linha de raciocínio, baseada na mesma cartela de tons. "Não dá para combinar um listrado azul marinho com xadrez rosa e verde limão, por exemplo.” Para facilitar na escolha, Suzane ensina um truque. “Jogo todos os tecidos juntos sobre a mesa para ajudar a visualizar o todo. É assim que, muitas vezes, você vê que o xadrez com floral pode dar certo."

Zize Zink apostou no vermelho e branco para ousar na combinação de estampas neste quarto infantilDivulgação

Manter a mesma base de cor foi o método usado pelos arquitetos Luiz Otávio Debeus e Thiago Seferian, que projetaram um quarto de adolescente na mostra. “Se a ideia é usar muitos padrões gráficos é importante que a cor de fundo seja a mesma para que estes fiquem em sintonia.”

Outra dica é suavizar no restante da decoração quando houver excesso de estampas. Assim, o ambiente não fica sobrecarregado visualmente e o cuidadoso trabalho de harmonização dos padrões sobressai.

O Quarto da Mulher Solteira Moderna%2C projetado pela In House%2C combina estampas animais com papel de parede de borboletas. Repare no fundo escuro de ambosDivulgação

Com informações de Marcela Zanetti

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia