Por paulo.gomes

São Paulo - Elas não são mais bebês, mas não podem ser chamadas de adolescentes ainda. Do momento em que passam a dormir em camas – e não mais em berços – até a puberdade, as crianças passam por fases que oscilam entre o gosto pelo lúdico infantil e o flerte com a juventude. Isso é refletido na decoração de seus quartos. Um pouco de brinquedos aqui, um móvel mais prático ali e cores para destacar a personalidade são alguns dos elementos que podem fazer parte simultaneamente do visual do cômodo.

Feito para uma pré-adolescente%2C o quarto tem detalhes removíveis em vermelho%3B quando passar a fase desta cor%2C a remodelação será fácilDivulgação

“Em quartos infantis não existem tendências, mas necessidades”, afirma a arquiteta e designer de interiores Paula Meneghel. “A marcenaria é projetada e pensada de acordo com adaptações futuras. Também trabalhamos com muito papel de parede e adesivos, que podem ser trocados no decorrer do amadurecimento da criança, e cortinas leves. Os elementos menores são coloridos, valorizando o projeto e não comprometendo as adaptações”, continua.

O quarto para dois irmãos (um menino e uma menina) opta por cores unissex. A cama superior libera espaço para a bancada de estudosDivulgação

Outro ponto importante na decoração de quartos infantis é sua multifuncionalidade. “Procuro sempre indicar que a criança deve ter um ambiente em que possa brincar, estudar e descansar”, diz a decoradora e designer Jaqueline Ribeiro.

As informações de Raquel Paulino

Você pode gostar